Por Globo Esporte Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2025
Após vitórias consecutivas contra o rival Botafogo e o líder Palmeiras, o Flamengo foi derrotado pelo vice-lanterna Fortaleza no sábado e chegou a 10 pontos perdidos contra adversários que figuram na segunda página da classificação da Série A.
A derrota foi classificada como dolorosa pelo técnico Filipe Luís e pelos jogadores, que admitiram o desempenho ruim do Flamengo na Arena Castelão. O resultado pode ser ainda pior caso o Palmeiras pontue contra o Cruzeiro neste domingo e se desgarre na liderança do Brasileiro.
— Uma derrota pesada, a gente não esperava por isso, trabalhamos para sair com o resultado positivo e não conseguimos. Não surpreende, porque todas as equipes que jogam com o Flamengo parece que jogam sempre o melhor jogo do ano, e a gente tem que estar preparado para superar esses obstáculos — destacou Jorginho em Fortaleza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/T/8/Su5mbAQeCN4TrXl6lupw/whatsapp-image-2025-10-25-at-19.48.50.jpeg)
Flamengo perdeu para o vice-lanterna Fortaleza — Foto: Kid Júnior/SVM
Não é a primeira vez que o Flamengo deixa pelo caminho pontos contra times que vivem pior momento na competição. Além do Fortaleza, o time de Filipe Luís também perdeu para o Santos, que era o 16º colocado quando as equipes se encontraram. Há ainda empates contra Grêmio e Vasco.
Pontos perdidos para times da parte de baixo:
São situações que fogem do planejamento do clube. Por outro lado, o Flamengo também garantiu vitórias contra as equipes da segunda página: venceu os dois jogos contra Vitória e Juventude, bateu o Inter e goleou o próprio Fortaleza no primeiro turno. Ainda terá dois jogos contra o lanterna Sport para tentar fazer valer a superioridade e buscar seis pontos que podem fazer diferença no fim.
Tendo o título brasileiro como prioridade na temporada, o Flamengo também perdeu pontos para times da parte de cima da tabela, em contexto mais natural, de briga por liderança e por vaga na Libertadores. Não conseguiu vencer o Cruzeiro (uma derrota e um empate) e também empatou com o Botafogo no primeiro turno, além de ter perdido para o Bahia. Porém, venceu duas vezes o Palmeiras e também derrotou o Mirassol, com quem ainda jogará no segundo turno.
O Brasileirão sai de foco, e o Flamengo agora se prepara para uma decisão na Libertadores. Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã, o time enfrentará o Racing na Argentina na quarta-feira, às 21h30, valendo vaga na final da competição continental.