Nacional de Patos já contratou 13 jogadores; veja o perfil de cada um
Por Vicente Conserva - 40 Graus Terça-Feira, 22 de Novembro de 2022
O Nacional de Patos segue reforçando o elenco que buscará o bicampeonato estadual em 2023 sob o comando do técnico Lamar Lima. Para isso, até o momento, foram anunciados os nomes de treze jogadores com destaque para os retornos do goleiro Luiz Miller, que acertou seu retorno ao Ninho do Canário após uma passagem durante a temporada deste ano, bem como do lateral Arthuzinho, destaque desta temporada e xodó da torcida.
A média de idade do plantel não é considerada alta, mas dentro daquele limite de idade que pode fazê-los ter rendimento maior ou menor devido à aproximação dos 30 anos.
Dos 13 atletas anunciados, a média está em 28,07 anos. 6 dos treze jogadores têm mais de 30 anos com destaque para o goleiro Mauro Iguatu e Maikon Leite, os dois com 34 anos.
Mesmo assim, segundo especialistas em fisiologia, a media de idade é considerada mediana e equilibrada. Aliando a rodagem dos mais experientes que têm que se desdobrarem na parte física à juventude dos vintões.
Vale ressaltar, que parte do elenco virá da base com jogadores com menos de vinte anos até. O presidente do Canário, Suélio Félix, afirmou que a intenção é formar um elenco forte e bem eclético para brigar lá em cima pelo título.
Veja o perfil do elenco anunciado até agora.
-- Meia Esquerdinha, de 31 anos;

O craque tem 1.81 de altura, muito futebol no pé e passagens por grandes clubes como Treze, Icasa, América RN, Bragantino, Sousa, Floresta, entre outros, além do futebol internacional, pelo Skenderbeu da Albânia e Marítimo de Portugal.
-- Volante Moreilandia, de 33 anos;

O atleta, de 33 anos e 1,74 cm de altura é o quinto reforço anunciado para o plantel do treinador Lamar. Além de acumular passagens por vários clubes, entre eles, o Salgueiro, Retrô e América de Natal-RN, Moreilandia já jogou pelo Trofense, time da cidade de Trofa, em Porto, Portugal, nas temporadas de 2010 e 2011, onde foi relacionado para 16 jogos. Na temporada desse ano, o atleta esteve defendendo as cores do Itabaiana-SE no estadual de lá.
-- Volante Carlão, de 33 anos

O volante Carlão, de 33 anos, chega para reforçar o time do Maior do Sertão no ano que vem. Com 1.87 de altura, seu último trabalho foi pelo Serra Branca-PB onde foi campeão de gols e grandes lances que levaram a equipe ao acesso da primeira divisão. O craque já tem passagens por clubes como Icasa, América-RN, Ceará, Botafogo-PB, Treze, entre outros.
-- Goleiro Mauro Iguatu, de 34 anos;

Mauro tem 34 anos e é natural de Simplício Mendes, no estado do Piauí. Seu último trabalho foi pelo Serra Branca-PB neste ano, mas já defendeu as cores de clubes como Treze, Icasa, Ferroviário, América de Natal, Barbalha-CE e Atlético de Cajazeiras.
-- Meia-atacante Dudu Itapajé, de 26 anos;

Com passagens por clubes como Juazeirense, Bahia, Icasa, entre outros, o novo reforço do Nacional tem experiência no futebol do Nordeste e também no Centro-Oeste e Sudeste. Em 2021, conquistou o acesso à Série C do Brasileiro com o Atlético-CE. Também passou pelo Real Brasília-DF, Goianésia-GO, CRAC-GO e Comercial-SP. Seu último clube foi o Guarany de Sobral, no estado do Ceará. Dudu é natural de Itapajé-CE, tem 1,72 de altura
Lateral esquerdo Arthuzinho, de 22 anos;

Arthuzinho, aos 22 anos, o craque acumula passagens por clubes importantes, entre eles, Crato e Icasa. Sensação do time nesta temporada, está de volta ao Canário do Sertão.
-- Goleiro Luiz Miller, 26 anos;

Luiz Miller é natural de Arcoverde, em Pernambuco, e fez sua estreia no futebol paraibano justamente no Nacional. Ele tem 26 anos de idade e 1.90 cm de altura. O paredão começou sua carreira nas categorias de base Sub-20 do Santa Cruz onde permaneceu até 2017. Já passou por clubes como o Juazeirense, de Juazeiro, Bahia, Galvez EC, Atlético-AC, entre outros. Seu último trabalho foi no Anapolina.
-- Zagueiro Pedrão, 25 anos;

O atleta de 1.85 tem 25 anos de idade. Já vestiu a camisa de vários clubes, entre eles, CRB, Juventus, Guaratinguetá e EC São Bernardo.
-- Lateral direito Cristopher Daniel, o Jacaré, 23 anos;

Atleta de 23 anos, 1.72 cm, já acumula experiência com passagens em clubes como Taquaritinga, Barcelona de Interlagos, Ji-Paraná Rondônia, Água Santa, entre outros.
-- Meia/atacante Juninho Paraíba, 31 anos

Com 31 anos, 1.76 cm, o atleta já passou por clubes como Sousa, Atlético de Cajazeiras, Perilima, Esporte de Patos CSE, ASSU, entre outros.
-- Volante João Marcelo, 20 anos;

Com 1.82 cm e apenas 20 anos de idade, o paredão chega ao Naça com uma bagagem e tanto após passagem por clubes como Atlético Mineiro, Vitória, Nacional de SP, União de Suzano-SP, Mossoró-RN, entre outros.
-- Lateral direito Tiago Baiano, 27 anos;

O lateral direito Tiago Baiano acertou com o Naça e vestirá nossa camisa na temporada do ano que vem do Campeonato Paraibano. Experiente, o atleta de 27 anos, 1,79 cm, já passou por clubes como Operário-SC, Vitória-PE, Jacuipense, Bahia de Feira e Itabuna-BA.
-- Atacante Maikon Leite, de 34 anos

O atleta, nacionalmente conhecido, já passou por vários clubes como Atlético-PR, Santos, Palmeiras, Sport, Ceará, Figueirense, Náutico, entre outros, além de Atlas do México, Al-Shaab dos Emirados Árabes Unidos, Toluca do México e Petro de Luanda, na Angola, África. Ao todo, Maikon possui 10 títulos em sua carreira, entre eles, Copa Libertadores da América e Copa do Brasil, e se prepara para sua primeira passagem pelo futebol paraibano.