Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Brasileirão estreia hoje o semiautomático; CBF já avalia novas tecnologias

Por Globo Esporte   Sábado, 25 de Julho de 2026

Santos e Chapecoense, na Vila Belmiro, Athletico e Internacional, na Arena da Baixada, e Vasco e Mirassol, em São Januário. São os três jogos que inauguram a tecnologia do VAR para impedimento semiautomático. A novidade passa a ser adotada no Brasileirão da Série A a partir desta 20ª rodada, no início do segundo turno.

Imagem mostra tecnologia do impedimento semiautomático que será usada no Brasileiro — Foto: Divulgação/Rede Furacão

Imagem mostra tecnologia do impedimento semiautomático que será usada no Brasileiro — Foto: Divulgação/Rede Furacão

A CBF ainda pretende levar a tecnologia para as fases mais avançadas da Copa do Brasil, mas também estuda os próximos passos no caminho de trazer para o futebol brasileiro as melhores ferramentas para auxiliar a arbitragem nacional.

A Comissão de Arbitragem avalia junto à direção da CBF duas novas tecnologias para 2027. Uma delas é a “refcam”, aquela câmera que acompanha o árbitro em toda a partida e que foi muito usada nas transmissões da última Copa do Mundo.

Brasileirão vai contar com a tecnologia do impedimento semiautomático a partir da 20ª rodada — Foto: Ronald Lincoln Jr. / ge

Brasileirão vai contar com a tecnologia do impedimento semiautomático a partir da 20ª rodada — Foto: Ronald Lincoln Jr. / ge

A outra é a tecnologia da linha do gol, conhecida como GLT (Goal Line Techlonogy). A da Fifa, usada na Copa, tem auxílio de chip na bola, mas a ferramenta que a CBF é diferente. Ela faz espécie de monitoramento fracionado em linhas do gol com câmeras específicas para a comunicação direta ao árbitro para dizer se a bola entrou ou não.

As duas tecnologias ainda estão em estudo. A CBF ainda avalia os novos investimentos, mas existe perspectiva de avanço para ampliar as ferramentas para a arbitragem.

Em 2026, a CBF iniciou programa com 72 árbitros contratados, com contrato de trabalho, e programou investimento total de quase R$ 200 milhões na arbitragem ao longo desta temporada e em 2027. Aumento de R$ 50 milhões em relação ao biênior anterior (2024/2025).

« Voltar

Veja também...

NEGOCIAÇÃO

Flamengo aguarda chegada de empresário de Almada ao Rio para finalizar transferência

Publicado em Sábado, 25 de Julho de 2026
Flamengo aguarda chegada de empresário de Almada ao Rio para finalizar transferência

TV 40 Graus

Click 40 Graus

ANINHAA CALIXXTO

Aninhaa Calixxto: Ela é a mais pura Gostosura!

Publicado em Quarta-Feira, 15 de Julho de 2026
Aninhaa Calixxto: Ela é a mais pura Gostosura!