Quantos jogadores o Flamengo ainda planeja contratar nesta janela?
Por Globo Esporte Quarta-Feira, 7 de Janeiro de 2026
O Flamengo tem dinheiro para investir pesado na janela, mas isso não significa que o clube vai fazer muitas contratações. O foco é em reforços pontuais e, por enquanto, a diretoria mapeia o mercado brasileiro sem pressa, entendendo ter um elenco formado para a temporada.
O clube tem como premissa manter seus principais jogadores e suportar a investida de outras equipes, aceitando negociar só por propostas irrecusáveis. Até o momento, afastou todas as sondagens que chegaram por atletas considerados titulares. O plano é fortalecer o elenco, não enfraquecer.
Neste sentido, o Flamengo está abrindo espaço com a negociação de jogadores que estão fora dos planos, como foram os casos de Viña e Juninho e pode acontecer ainda com Allan e Michael.
No momento, a diretoria trabalha com a possibilidade de contratar mais dois ou três jogadores. O primeiro reforço de 2026 foi o zagueiro Vitão, comprado do Inter. O Flamengo ainda quer reforços para o gol e para o ataque. Gabriel Brazão é outro alvo, mas o Santos faz jogo duro para negociar o goleiro, que também avalia a disputa com Rossi pela titularidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/6/v/7YP8PXTTAjYpqcEwlzaQ/brazao.jpg)
Gabriel Brazão, do Santos, é um dos alvos do Flamengo para 2026 — Foto: Divulgação/Santos
Para o ataque, o Flamengo tentou a contratação de Kaio Jorge, mas o Cruzeiro recusou todas as propostas. Os nomes reforçam a estratégia rubro-negra no mercado: a busca por jogadores que atuam no futebol brasileiro. O Fla identificou os destaques da temporada 2025 nas posições que considera como prioridade reforçar e foi atrás dos principais jogadores.
Com as dificuldades nas negociações, o clube estende o olhar para fora do Brasil. O brasileiro Marcos Leonardo, atacante do Al-Hilal (Arábia Saudita), é um dos nomes avaliados internamente. Outro setor que pode ganhar atenção é o meio-campo. Allan despertou o interesse do São Paulo, mas a negociação não caminhou por enquanto. Caso vá para a frente, o Fla já observa alternativas, podendo investir em um jogador mais ofensivo e não necessariamente em um volante, já que a posição foi bem cercada na segunda janela de 2025.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/F/D/4bk6S3TpqnAlnYS6tELw/whatsapp-image-2025-12-30-at-06.18.45.jpeg)
Vitão assinou contrato com o Flamengo até o fim de 2029 — Foto: Thales Lara / ge
A ideia é contratar jogadores mais jovens e não buscar apenas reforços para compor elenco, mas que possam disputar posição e ser utilizados por Filipe Luís ao longo das competições de 2026. Como não sofreu perdas na janela e tem um elenco forte, que venceu Brasileirão e Libertadores no ano passado, o Flamengo não tem pressa nas buscas. Isso dá ao clube uma vantagem na janela.
O Flamengo, no entanto, entende que o quanto antes resolver os reforços mais tempo o técnico Filipe Luís terá para trabalhar com os novos atletas durante a pré-temporada, que começa no dia 12. A equipe terá jogos importantes logo de cara.
A estreia no Brasileirão está marcada para 28 de janeiro, contra o São Paulo, fora de casa. Quatro dias depois, a equipe disputa o primeiro título de 2026, a Supercopa do Brasil, contra o Corinthians, em Brasília.