Flamengo e Filipe Luís se aproximam de renovação, mas há desgaste e plano B
Por O Globo Quarta-Feira, 24 de Dezembro de 2025
O clima natalino usado como mote para o possível anúncio da renovação de Filipe Luís com o Flamengo está longe de ser fiel à temperatura das conversas entre clube e treinador.
O processo de negociação, que está próximo de um final feliz por um novo contrato até 2027, assumiu contorno desgastante, com distanciamento e até ameaça de encerramento das conversas.
A diretoria do Flamengo, na figura do presidente Luiz Eduardo Baptista, insistiu nos números apresentados ao empresário de Filipe Luís, Jorge Mendes, e cogitou "jogar a toalha".
O tema foi além dos números e o desgaste passou a ser também pessoal. Bap apresentou oferta a Filipe no dia 16 de dezembro e pediu um retorno até dia 18, mas o treinador não procurou o dirigente.
O mandatário não gostou do tratamento e se afastou das conversas até esta segunda-feira, quando o diretor José Boto voltou à mesa para tratar dos valores junto ao agente português.
Indireta
Após apresentação em que exaltou os feitos dentro e fora de campo do Flamengo em 2025, o presidente voltou a falar sobre a renovação e mandou novas indiretas.
- Nós não vamos passar o Natal sem técnico. Se depender de mim vai ser o Filipe Luís, mas não depende só de mim- , disse o presidente após encontro com sócios na sede da Gávea.
A tentativa de tratar diretamente com o treinador não surtiu efeito, e Bap deu espaço para que Boto e Mendes tentem aparar as arestas que faltam para que se chegue a um acordo esta semana.
No evento na Gávea, o presidente sequer citou Filipe durante os comentários sobre as conquistas de 2025. Deixou claro que tudo passou pela mudança de gestão e a profissionalização do clube.
Chamou atenção como Bap pediu aplausos para uma série de executivos de diversas áreas do Flamengo, mas em relação ao futebol tratou com o termo "a gente", sem citar nomes.
Vale lembrar que o Flamengo anunciou recorde de receita em 2025, com faturamento de R$ 2,1 bilhões. Filipe Luís hoje tem salário de R$ 300 mil e pode dar um salto de quase dez vezes no valor.