
A eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa não enfraqueceu a impressão que Filipe Luís causou no futebol mundial. O treinador recebeu elogios da imprensa internacional ao longo do torneio, mesmo após a derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique. Com a Europa de olho, o Flamengo se prepara para negociar a renovação do contrato do seu comandante. As partes já falaram sobre o assunto, mas ainda não aprofundaram.
— Temos andado a conversar sobre isso com calma. Não é minha forma de ser nem do Filipe estarmos ansiosos com esse tipo de coisa. Porque, nesse período todo, fizemos coisas mais importantes do que a renovação dele e que ele põe acima das coisas pessoais dele. Mas é algo que temos que conversar com calma — disse o diretor de futebol José Boto, em entrevista ao ge.
Filipe Luís afirma que o Fla jogou como deveria: "Forma que nos aproximou mais de vencer"
O técnico tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025. Recentemente, o clube sinalizou o interesse de estender o vínculo, mas as conversas não avançaram. Quando José Boto diz que Filipe Luís coloca outros assuntos acima dos seus, refere-se por exemplo à renovação do contrato de Varela, que também termina neste ano. O treinador fez coro para que a diretoria selasse a permanência do uruguaio, que deve assinar um acordo em breve.
Filipe Luís também pediu para que o Flamengo agilizasse uma valorização salarial para Gerson, o que aconteceu em abril deste ano. E ainda solicitou mudança na sua comissão técnica, indicando a contratação de Rodrigo Caio para o cargo de auxiliar. São casos que exemplificam como o treinador é ativo nas decisões do departamento no dia a dia e coloca outros assuntos à frente dos seus.
Mas a vez de Filipe Luís está chegando. Com a retomada da temporada no Brasil, a tendência é que as partes voltem a conversar em busca de um acordo para o próximo ano. Hoje, acredita-se que a renovação é o caminho natural. Até por ser a vontade das duas partes.
Os números de Filipe no Flamengo são expressivos: em 50 jogos, ele sofreu apenas quatro derrotas e soma 33 vitórias e 13 empates. O técnico já conquistou três títulos pelo clube — Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca — e ainda disputa três competições nesta temporada — Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
Filipe Luís e Flamengo devem tratar renovação com a retomada da temporada brasileira — Foto: David Ramos / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Apesar de pensar em um futuro com o Flamengo, o projeto de Filipe é voltar a trabalhar na Europa em algum momento. E a boa campanha na Copa de Clubes, principalmente a vitória sobre o Chelsea, com domínio rubro-negro, colocou seu nome em evidência nos jornais europeus.
O "Marca" destacou que Filipe Luís "conseguiu um doutorado a nível mundial" e tratou a possibilidade de ele substituir Diego Simeone, que foi seu técnico no Atlético de Madrid. O comandante rubro-negro comentou seus planos com o jornal espanhol após a derrota para o Bayern:
— Eu tenho muito claro como meu time tem que jogar, como eu quero ver meus jogadores em campo, qual é o modelo de jogo... Tenho muito claro tudo isso e como trabalhar para alcançá-lo. Agora, o objetivo para o futuro é ser muito feliz aqui no clube onde me aposentei (Flamengo), no clube que me deu a oportunidade de ser técnico. É uma responsabilidade, e por enquanto estamos indo bem e trabalhando duro — disse Filipe Luís ao Marca, que o classificou como "uma das sensações no banco de reservas nesta Copa do Mundo de Clubes".
— Simeone é o melhor treinador da história do Atlético de Madrid e ficará lá o tempo que quiser... Meu objetivo é, um dia, voltar à Europa, ao mais alto nível do futebol. Mas, de qualquer forma, tenho um compromisso enorme com os jogadores e com o Flamengo — completou ele.
Filipe Luís foi treinado por Diego Simeone no Atlético de Madrid — Foto: AP
O treinador mantém contato com comandantes da Europa, que ele admite moldar suas ideias no Flamengo. Antes de enfrentar o Bayern, disse que se inspirava no trabalho de Vincent Kompany, técnico do time de Munique. Sua estratégia nas oitavas surpreendeu a "Sky Sport", da Alemanha, que publicou: "Contra o Flamengo, o Bayern enfrentou um reflexo de si mesmo".
Fora da Europa, o trabalho de Filipe Luís também ganhou destaque no "The Athletic", braço de esportes do "The New York Times", um dos principais jornais dos Estados Unidos, que escreveu: "Filipe Luís faz o trabalho difícil parecer fácil. Um jovem treinador com o futuro brilhante".
« Voltar