Compartilhe

Bahia convoca conselheiros para apresentar proposta de SAF do Grupo City

Por Globo Esporte    Terça-Feira, 20 de Setembro de 2022


Após meses de especulação e muita expectativa da torcida do Bahia, a espera chegou ao fim. Nesta terça-feira, o Bahia convocou os conselheiros tricolores para apresentação da proposta de constituição de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A reunião está marcada para a próxima sexta-feira, às 19h (horário de Brasília), no museu do clube.

Na ocasião, a proposta a ser apresentada é do Grupo City. Desde o último final de semana, uma comitiva formada por representantes brasileiros e estrangeiros do fundo árabe está em Salvador para se reunir com dirigentes tricolores e conhecer as instalações do clube. O grupo, inclusive, assistiu nesta tarde a uma partida do time sub-17 do Bahia ao lado do presidente Guilherme Bellintani e do vice-presidente Vitor Ferraz.

Além de Cadu Santoro, representante do Grupo City no Brasil, a comitiva é formada por Omar Berrada (diretor de Operações), Roel de Vries (diretor de Operações), Diego Gigliani (vice-presidente do Conselho de Administração do Girona e diretor das equipes emergentes) e Fabricio Souza (scout na América Latina).

Comitiva do Grupo City ao lado de Vitor Ferraz e Guilherme Bellintani no CT Evaristo de Macedo — Foto: Reprodução/Maurícia da Matta

Comitiva do Grupo City ao lado de Vitor Ferraz e Guilherme Bellintani no CT Evaristo de Macedo — Foto: Reprodução/Maurícia da Matta

 

Apesar da expectativa pela oficialização da proposta, ela marca apenas mais um passo na caminhada rumo ao modelo SAF.

 

Após apresentação, a proposta ainda vai passar por análise e apreciação da Comissão Provisória da SAF, do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Em seguida, o documento vai ser levado para votação dos sócios em Assembleia Geral, ainda sem data definida.

Cadu Santoro acompanha Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz em partida do sub-17 do Bahia — Foto: Arquivo pessoal

Cadu Santoro acompanha Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz em partida do sub-17 do Bahia — Foto: Arquivo pessoal

Em entrevista ao Segue o BAba em julho, Leonardo Martinez, presidente do Conselho do Bahia, estimou um prazo de 90 dias para o processo chegar à conclusão em caso de proposta recebida.

+ Segue o BAba | Presidente do Conselho do Bahia analisa acordo histórico e SAF do clube

 

Post do Bahia convoca conselheiros para apresentar proposta de constituição da SAF — Foto: Reprodução/Twitter

Post do Bahia convoca conselheiros para apresentar proposta de constituição da SAF — Foto: Reprodução/Twitter

A apresentação da proposta acontece cerca quase dois meses após o Bahia resolver uma pendência considerada importante para fechar acordo com o Grupo City. No fim de julho, o Conselho Deliberativo aprovou o acordo com o Banco Opportunity para pagamento de uma dívida que chegou a R$ 114 milhões.

Com a negociação, houve redução do débito para R$ 35 milhões, a serem quitados em 84 parcelas dentro de sete anos. Em caso de SAF, o pagamento deve ser feito de forma imediata pelo investidor.

 

Negociação e trabalho nos bastidores

 

Apesar de a proposta ser entregue somente nesta semana, as negociações entre Bahia e Grupo City são de longa data e envolveram uma série de reuniões, com viagem de Guilherme Belllintani para a Inglaterra e visita de representantes do fundo árabe às instalações do clube baiano.

As conversas começaram em setembro do ano passado, ainda com o Esquadrão na Primeira Divisão do futebol brasileiro. O rebaixamento não esfriou o interesse que, de acordo com o presidente do clube, Guilherme Bellintani, partiu do time baiano.

Em entrevista ao Segue o BAba, podcast do ge, Bellintani justificou que o Tricolor caminhou a passos mais lentos porque antecipou algumas etapas. Ele citou como exemplo o processo de verificação das dívidas do clube.

- Nós escolhemos o caminho mais completo e cuidadoso possível. Não só em termos jurídicos e financeiros, mas também em termos de proposta - disse o gestor.

Agora que a proposta enfim foi oficializada, o acordo entre as partes também é visto como iminente. Tanto que, mesmo durante as conversas, o Grupo City já trabalha nos bastidores em busca de profissionais que possam fazer parte do projeto. No início do ano, houve sondagens por João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras, e Rui Costa, diretor de futebol do Bahia.

+ No Grupo City, Zago vê fundo árabe perto de assumir o Bahia, explica metodologia e tranquiliza torcida

Os clubes do grupo City pelo mundo:

 

  • Manchester City (Inglaterra)
  • Girona (Espanha)
  • Estac Troyes (França)
  • Lommel SK (Bélgica)
  • New York City (Estados Unidos)
  • Montevideo City Torque (Uruguai)
  • Bolívar (Bolívia)
  • Melbourne City (Austrália)
  • Sichuan Jiuniu (China)
  • Yokohama Marinos (Japão)
  • Mumbai City (Índia)
  • Palermo (Itália)

 

Clubes administrados pelo Grupo City — Foto: Arte / ge

Clubes administrados pelo Grupo City — Foto: Arte / ge

« Voltar

NEGOCIAÇÃO

Triplo de salário na Arábia e o Real minaram acerto entre Ancelotti e CBF

SEM NEGÓCIO

Ancelotti volta atrás e recusa oferta da CBF para assumir a seleção

Veja também...

GOLPE

Empresário paraibano é condenado pelo STF por envolvimento com atos do 8 de janeiro

NO SERTÃO

Popular captura jiboia que corria o risco de ser atropelada na BR-361 em Patos

POSITIVO

Catingueira e Malta lideram ranking de chuvas em abril no Sertão