Compartilhe

Textor cria nova empresa nas Ilhas Cayman para 'recompra' do Botafogo

Por O Globo    Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025


John Textor está no meio de um processo para "recomprar" a SAF do Botafogo e o Molenbeek, clube belga do qual também é proprietário. O empresário americano abriu uma nova empresa nas Ilhas Cayman chamada Eagle Football Group, que vai adquirir os dois times da Eagle Football Holding (EFH), sua companhia sediada em Londres.

Nos bastidores do alvinegro, Textor explicou a transação afirmando que o Botafogo ficaria mais saudável financeiramente se fosse separado da EFH, que detém as ações do Lyon, da França, e da qual ele continuará dono.

A nova empresa terá o mesmo nome do braço já existente na holding. O Eagle Football Group (EFG), antes chamado de OL Groupe, é o responsável por controlar as operações do dia a dia do clube francês — e do qual o empresário americano está afastado.

 

De acordo com informações veiculadas pela imprensa francesa nos últimos dias, o clima entre Textor e seus sócios na EFH não era bom, devido aos diversos problemas financeiros e de administração enfrentados pelo Lyon. A situação poderia, inclusive, fazer com que ele deixasse a holding — o que acabou não acontecendo.

Depois de sacramentar, nos próximos dias, a compra do Botafogo e do Molenbeek pela nova empresa nas Ilhas Cayman, Textor pretende listar a Eagle Football Group como uma IPO (Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial, em português) na Bolsa de Nova York.

Isso significa dar o primeiro passo para fazer dela uma companhia de capital aberto, permitindo que emita ações no mercado de valores pela primeira vez. Assim, investidores podem comprar partes do negócio, ajudando a financiar sua expansão.

Para que a listagem seja aceita, de acordo com fontes do alvinegro, seria importante conseguir um "forte parceiro europeu", ou seja: ter entre as propriedades da empresa um clube de mais peso no Velho Continente. A ideia de Textor é investir na aquisição de um time da Inglaterra.

A intenção de estrear na bolsa justifica, nos bastidores, a escolha da sede da "nova Eagle". Especialistas indicam que é nas Ilhas Cayman, conhecido paraíso fiscal internacional, que são criadas todas as empresas candidatas a IPO na Bolsa de Valores de Nova York.

« Voltar

Esportes

DE CHEGADA

Botafogo anuncia contratação de Danilo, do Nottingham Forest

PERDAS

Flu volta à realidade e dá perspectivas incertas sobre futuro sem Arias

NO SERTÃO

Estádio Pereirão será a casa do Pombal em 2026 após reinauguração no domingo

NEGOCIAÇÃO

Veja como Fla 'dobrou' o Dínamo Moscou e como pagará por Carrascal

Veja também...

NO SERTÃO

MPF de Patos move três ações de improbidade por supostos desvios em obras públicas na cidade

ALEGRIA

Cantora patoense Sanara Show adquire sua 1ª sanfona e expressa sua alegria

NO SERTÃO

Ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio de Levi, é preso de novo na 2ª fase da Operação Cacimba Nova