Compartilhe

Grupo do Flamengo na Libertadores 2024: conheça os times

Por Globo Esporte    Terça-Feira, 19 de Março de 2024


Situação que não queria ter pela frente, o Flamengo enfrentará a temida altitude em dose dupla no Grupo E da Conmebol Libertadores. A mais agressiva é a de La Paz, na Bolívia, casa do Bolívar que fica a 3.640m do nível do mar. A de Bogotá, na Colômbia, terra do Millonarios, é um pouco mais amena: 2.640m. Adversário recente em duas edições da Copa Sul-Americana, o Palestino é o único dos três que jogou a pré-Libertadores.

 

Millonarios (COL)

 

O primeiro adversário do Flamengo é o Millonarios. Campeão do Apertura, o time é um dos mais tradicionais da Colômbia, mas vive momento de dificuldade na liga nacional em 2024: ocupa a 15ª colocação, com 12 pontos em 12 jogos - três vitórias, três empates e seis derrotas. A equipe tem sofrido com muitas lesões, e um exemplo é o atacante argentino Santiago Giordana, que foi artilheiro no Deportivo Garcilaso, do Peru. Leonardo Castro, Danovis Banguero, Luis Paredes, Abadía, Asprilla, Jader e Bertel também estão indisponíveis.

Flamengo e Millonarios se enfrentaram apenas uma vez na história, num amistoso em 1952 na Colômbia. O jogo foi realizado no Estádio El Campín, e os donos da casa golearam por 4 a 1. Rubens, o Doutor Rúbis, descontou para o Rubro-Negro.

MIllonarios em ação em 2023 — Foto: Raul ARBOLEDA / AFP

MIllonarios em ação em 2023 — Foto: Raul ARBOLEDA / AFP

Estádio: a casa do Millonarios é o famoso Nemesio Camacho, mais conhecido como El Campín. Fica localizado em Bogotá, capital da Colômbia. A capacidade máxima é para 32 mil torcedores, e o estádio, que é propriedade da prefeitura, será remodelado no fim do ano.

Técnico: Alberto "Tito" Gamero, de 60 anos, é um das treinadores mais queridos pela torcida do Millonarios. Foi jogador do clube e é o único treinador que conquistou os três títulos possíveis dentro do futebol local: Campeonato Colombiano, Copa da Colômbia e Superliga da Colômbia. Realizou o sonho de dirigir o Millos em 2020 e segue no clube desde então. Nas últimas temporadas, sua equipe chamou atenção pela regularidade. O esquema preferido de Tito Gamero é o 4-2-3-1.

David Silva (à direita) comemora gol do Millonarios contra o Atlético-MG — Foto: Divulgação/Millonarios

David Silva (à direita) comemora gol do Millonarios contra o Atlético-MG — Foto: Divulgação/Millonarios

Craque: o principal nome da equipe de Alberto Gamero é David Mackalister Silva, chamado carinhosamente de Macka. Ele tem duas passagens pelo clube, 381 partidas e 55 gols marcados. Apesar dos 37 anos de idade, o meia é o cerébro da equipe de acordo com a Sara Bello, jornalista da Capital Radio, de Bogotá.

- O jogador mais destacado é David Mackalister Silva, o número 14. Ele é o enganche, o 10. O Millonarios tem uma dependência dele. Depende muito dele não só na parte futebolística, quando está em campo, mas também das ideia. É o capitão da equipe e o jogador mais destacado. O time tem também Alvaro Monteiro, que é goleiro da seleção colombiana.

 

 

Palestino (CHI)

 

O segundo compromisso do Flamengo será contra o Palestino, adversário que não é novidade na vida do clube. Os chilenos cruzaram o caminho rubro-negro nas Copas Sul-Americana de 2016 e 2017. No primeiro embate, o Fla deu vexame ao ser eliminado com derrota por 2 a 1 em Cariacica após vencer o jogo de ida no Chile por 1 a 0 - o gol fora de casa foi decisivo. Na temporada seguinte, os cariocas atropelaram, com goleadas por 5 a 2 e 5 a 0. Na Ilha do Urubu, Vini Jr, hoje estrela mundial, marcou seu primeiro gol como profissional em 9 de agosto de 2017.

Palestino surpreende e elimina o Flamengo da Copa Sul-Americana

Palestino surpreende e elimina o Flamengo da Copa Sul-Americana

Hoje, o time do argentino Pablo "Vitamina" Sánchez ocupa a quinta colocação do Campeonato Chileno, com sete pontos em 12 possíveis. Eliminaram a Portuguesa, da Venezuela, e o Nacional, do Paraguai, na pré-Libertadores.

- É um time que trabalha com vários sistemas táticos. Sánchez não tem problemas em jogar com três ou quatro na primeira linha, depende do rival e das circunstâncias de jogo. Seus times têm muita ofensividade, ainda que goste muito do jogo direto. Joga com pontas abertos e um 9 de área. Gosta muito de abrir o campo para gerar espaços no meio - explicou Rodrigo Fuentealbla, do jornal chileno El Mercúrio.

Marabel comemora gol do Palestino na pré-Libertadores — Foto: Ailen Díaz/EFE

Marabel comemora gol do Palestino na pré-Libertadores — Foto: Ailen Díaz/EFE

Estádio: Na primeira fase, o Palestino mandou seus jogos no Estádio El Teniente, na cidade de Rancágua, que fica 80 quilômetros ao sul de Santiago, capital do Chile.

Técnico: Apelidado de Vitamina pela necessidade de tomar suplementos por ser magrinho nos tempos de jogador, Pablo Sánchez chegou ao Palestino no início do ano passado. Em 48 jogos, soma 24 vitórias, 10 empates e 14 derrotas, com 75 gols pró e 60 contra.

Craque: o extremo Bryan Carrasco, de 33 anos, é a principal figura do Palestino. Está em sua quinta temporada no clube, com 152 jogos e 39 gols marcados. Os argentinos César Rigamonti (goleiro) Gonzalo Sosa (atacante) são outros destaques.

 

Bolívar (BOL)

 

Último adversário do Flamengo no grupo é o Bolívar, um dos dois maiores clubes da Bolívia. Não é o atual campeão do país, posto que pertence ao The Strongest, mas se classificou como a melhor campanha no geral em 2023. Na atual temporada, começou bem e é líder do Grupo D com 13 pontos após seis rodadas (quatro vitórias, um empate e uma derrota). A equipe conta com dois brasileiros: os atacantes Francisco da Costa, cria do Athletico-PR, e Bruno Sávio, ex-América-MG e Bragantino.

A equipe boliviano costuma ser uma pedra na chuteira do Flamengo. Em toda a história, foram quatro duelos, com duas derrotas, um empate e uma única vitória em 1983. Em 2014, o time também estava no grupo do Rubro-Negro e foi líder, enquanto o Fla acabou eliminado.

Flamengo perdeu do Bolívar nas duas vezes que jogo na altitude — Foto: Reuters

Flamengo perdeu do Bolívar nas duas vezes que jogo na altitude — Foto: Reuters

Estádio: a casa do Bolívar é o maior estádio do país: Hernando Siles, lar também da seleção nacional. O palco tem capacidade para aproximadamente 41 mil torcedores.

Técnico: o argentino Flávio Robatto chegou ao Bolívar em 2024, após três anos dirigindo o Nacional Potosí, também da Bolívia. Com o comandante, o time tem o melhor ataque em 2024 com 14 gols em seis jogos.

- Robatto deu outra identidade ao Bolívar em comparação ao que vocês viram no ano passado contra o Palmeiras, quando a equipe era dirigida pelo espanhol Beñat San José. Agora com Robatto joga mais ofensivo, e isso é o que se está priorizando agora o Bolívar - disse Marco Mejia, jornalista do jornal boliviano Página Siete.

Carlos Lampe parou Brasil de Neymar em 2017 — Foto: EFE/Martin Alipaz

Carlos Lampe parou Brasil de Neymar em 2017 — Foto: EFE/Martin Alipaz

Craque: o experiente goleiro Carlos Lampe, de 37 anos, é um destaque do time. Defendeu a seleção do país até a temporada passada e já foi herói contra a seleção brasileira de Tite em 2017, em um 0 a 0 em La Paz. O elenco também conta com o atacante argentino Pato Rodríguez, ex-Santos.

 

 

« Voltar

POLÊMICA

Ramón foi demitido pelo Vasco ou pediu demissão após goleada? Entenda

NEGOCIAÇÃO

Ronaldo negocia venda de SAF do Cruzeiro a empresário parceiro

Veja também...

NO SERTÃO

Prefeito entrega veículos a município de Areia de Baraúnas nos 30 anos de Emancipação Política

ELEIÇÕES 2024

Senador Efraim Filho se reúne com correligionários em Patos e reafirma apoio do União Brasil a Nabor

Veículo tomado de assalto de agente de saúde em Patos é localizado abandonado pela Polícia Militar