Compartilhe

Flamengo viajará 3.400 quilômetros em sequência de quatro jogos em até 10 dias

Por Globo Esporte    Sábado, 18 de Setembro de 2021


A remarcação de duas partidas adiadas do Campeonato Brasileiro criou um desafio logístico no Flamengo. A primeira semana de novembro fará com que a delegação rubro-negra percorra cerca de 3,4 mil quilômetros em duas viagens ao Sul, intercaladas com jogos no Rio de Janeiro.

 

 — Foto: ge

— Foto: ge

A maratona terá quatro jogos em até 10 dias. O período envolve uma viagem a Curitiba para enfrentar o Athletico-PR, retorno ao Rio de Janeiro para o duelo com o Atlético-GO e, depois, novo deslocamento a Chapecó para atuar contra a Chapecoense.

O Flamengo pode encarar o seguinte cenário:

 

  • 30/31 de outubro: Atlético-MG (Rio de Janeiro), 29ª rodada do Brasileirão;
  • 2 de novembro: Athletico-PR (Curitiba), quarta rodada do Brasileirão;
  • 5 de novembro: Atlético-GO (Rio de Janeiro), 19ª rodada do Brasileirão;
  • 6/7/8 de novembro: Chapecoense (Chapecó), 30ª rodada do Brasileirão.

 

Dirigentes questionam remarcação

A divisão dos jogos gerou questionamentos internos, mas a diretoria aguarda que a CBF retifique o calendário antes de tomar qualquer medida.

Ainda assim, dirigentes do Flamengo se manifestaram publicamente contra o calendário decidido pela CBF. Eduardo Baptista, o Bap, VP de Relações Externas, ironizou o pleito por isonomia de outros clubes, lembrando da disputa por liberação de público nos estádios.

O VP jurídico, Rodrigo Dunshee de Abranches, mostrou preocupação com a possível realização de partidas com menos de 66 horas de diferença - cenário que pode acontecer, a depender da confirmação das datas dos jogos contra Atlético-MG e Chapecoense.

- Já temos toda documentação legal e nossos atletas já estão informados de seus direitos e do desrespeito às condições mínimas de trabalho. Temos certeza que houve um lamentável equívoco e que haverá correção. Não houve mais nenhuma situação de força maior e não há ordem judicial - escreveu Dunshee em rede social.

Jogadores do Flamengo em treino no Ninho do Urubu — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Jogadores do Flamengo em treino no Ninho do Urubu — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Em 2017, um acordo entre a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) e a CBF estabeleceu o período mínimo de 66 horas de descanso entre dois jogos de um mesmo time. Em 2020, devido à paralisação do futebol com a pandemia de coronavírus, houve entendimento para que fosse possível reduzir a diferença por motivos de força maior.

- Há uma sentença judicial que homologou um acordo e que proíbe intervalo menor que 66 horas. Houve um caso de força maior em 2020 e um jogo com 48 horas, mas em 2021 não teve paralisação dos campeonatos por pandemia, mas pela Copa América. Vamos pedir a CBF que corrija isso - disse Dunshee em rede social.

Sem sdsfdfdgfdgf

 

Situação similar em 2020

No Campeonato Brasileiro de 2020, o Flamengo passou por situação parecida. O time disputou três jogos em seis dias, contra Goiás, RB Bragantino e Corinthians. Na ocasião, porém, os dois primeiros duelos aconteceram no Rio, com posterior deslocamento a São Paulo.

 

  • 13/10/2020: Flamengo 2 x 1 Goiás
  • 15/10/2020: Flamengo 1 x 1 RB Bragantino
  • 18/10/2020: Corinthians 1 x 5 Flamengo

 

Para mitigar os efeitos das viagens, o Flamengo desde 2019 usa aviões fretados. Desta forma, consegue otimizar o tempo e costuma voltar ao Rio de Janeiro imediatamente após jogos fora de casa, o que ajuda a acelerar a recuperação física dos atletas entre as partidas.

 
« Voltar

TRIUNFANTE

Botafogo-PB goleia o Bahia em casa e se classifica às quartas da Copa do Nordeste

COMPLETO

Fla anuncia os inscritos na Liberta; mesmo suspenso, Gabigol recebe camisa 10

Veja também...

EM BAIXA

Governo Lula prepara Medida Provisória que poderá reduzir conta de luz em 3,5% em 2024

NO SERTÃO

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores de Condado

NO SERTÃO

Polícia prende 4 envolvidos em tentativa de latrocínio contra empresário de São Mamede; líder é procurado