Neste 18 de maio, o Ponto de Cultura Coletivo Derréis, realiza o 1º Torneio de Xadrez de Patos, evento esportivo idealizado pelo professor Júnior Gouveia, enxadrista e membro do Coletivo Derréis. Com 56 competidores representando 15 municípios, o torneio foi um marco para o Ponto de Cultura. Derréis.
O torneio abordou a temática do Maio Laranja, uma campanha de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, com objetivo de aumentar a visibilidade e o enfrentamento a essa forma de violência que ceifou a vida da pequena Ketelly Kauane, homenageada com o memorial do evento.
O 1º Torneio de Xadrez de Patos contou com a presença de 56 competidores da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, dentre eles 6 mestres nacionais.
Para Júnior Gouveia, esse 1º Torneio foi um sucesso e a importância de fortalecer a campanha do Maio Laranja por meio do esporte é uma forma de dar visibilidade à luta contra a exploração e abuso de criança e adolescentes.
Esse 1º Torneio de Xadrez é mais uma ação importante do Ponto de Cultura Coletivo Derréis, no segmento do esporte, pra gente que vem pautando a cultura e a organização do Sistema Municipal, ter a oportunidade de também produzir evento esportivo com a parceria da SECULTE, da Secretaria de Juventude e Secretaria de Desenvolvimento Social, só mostra que estamos cumprindo com os objetivos de um Ponto de Cultura, que é promover além de atividades culturais,t promover também ações transversais com todos os setores da sociedade. Comenta Perla Alves, presidenta do Coletivo Derréis.
Ulisses Neto, Secretario de Juventude, avalia o evento. “O xadrez é uma ferramenta importante no desenvolvimento pedagógico e social de crianças e adolescentes; iremos continuar apoiando outros torneios e também buscar levar o esporte para as escolas da rede municipal, incentivando a prática da modalidade e também revelando novos talentos, parabenizou o Ponto de Cultura Coletivo Derréis pelo fomento," afirmou Ulisses Neto.