Compartilhe

Vasco precisa de mais oito vitórias para voltar à Série A, calculam matemáticos

Por O Globo    Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2022


Após se reencontrar com as vitórias contra a Tombense, o Vasco precisa de mais oito vitórias para chegar à pontuação que garante o acesso à Série A, de acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão do GLOBO e Extra, que utiliza cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agora com 42 pontos, o Cruz-Maltino chegaria aos 66, que dá 99,99% de chances de classificação para a primeira divisão na próxima temporada.

Nesta fórmula de disputas, em pontos corridos, a partir de 2006, apenas em 2012 que os 66 pontos não seriam suficientes para levar um time à Série A do Campeonato Brasileiro. Naquela edição, o São Caetano foi o 5º colocado, com 71.

A Bola de Cristal vê 70,2% de chances do Vasco retornar à primeira divisão em 2023, após dois anos consecutivos na Série B. Já para conquistar o segundo título da segunda divisão na história do clube, as probabilidades são bem menores: apenas 1,9%.

Normalmente, o número de 64 pontos já é garantia de acesso, mas desde 2006, por três vezes -- em 2009, 2012 e 2017 --, a pontuação foi insuficiente para levar um clube à primeira divisão.

Para chegar no “número mágico” até o fim da competição, basta o Vasco manter seu aproveitamento até aqui na Série B, de 58,3%. Com essa média, o Cruz-Maltino teria exatamente mais oito vitórias e chegaria a 66 pontos, o que para os matemáticos é garantia de acesso.

Com 42 pontos, oito de vantagem para o quinto colocado Londrina, o Gigante da Colina se mantém até aqui no consolidado G4 com Cruzeiro, Grêmio e Bahia desde o início da competição.

« Voltar

BRASILEIRÃO

Desfalcado, Palmeiras visita o Atlético-MG, que quer voltar a vencer

DE PARTIDA

Fenerbahçe prepara proposta de R$ 168 milhões por Gabigol, diz site turco

Veja também...

EXUBERANTE

Paraibana Flay exibe corpão escultural de biquíni

LUTO

Inacinho Sanfoneiro morre de infarto aos 57 anos em Patos

ELEIÇÕES 2022

Ricardo Coutinho participará do pleito e poderá ser votado, diz defesa do ex-governador