Compartilhe

Vasco precisa de mais oito vitórias para voltar à Série A, calculam matemáticos

Por O Globo    Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2022


Após se reencontrar com as vitórias contra a Tombense, o Vasco precisa de mais oito vitórias para chegar à pontuação que garante o acesso à Série A, de acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão do GLOBO e Extra, que utiliza cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agora com 42 pontos, o Cruz-Maltino chegaria aos 66, que dá 99,99% de chances de classificação para a primeira divisão na próxima temporada.

Nesta fórmula de disputas, em pontos corridos, a partir de 2006, apenas em 2012 que os 66 pontos não seriam suficientes para levar um time à Série A do Campeonato Brasileiro. Naquela edição, o São Caetano foi o 5º colocado, com 71.

A Bola de Cristal vê 70,2% de chances do Vasco retornar à primeira divisão em 2023, após dois anos consecutivos na Série B. Já para conquistar o segundo título da segunda divisão na história do clube, as probabilidades são bem menores: apenas 1,9%.

Normalmente, o número de 64 pontos já é garantia de acesso, mas desde 2006, por três vezes -- em 2009, 2012 e 2017 --, a pontuação foi insuficiente para levar um clube à primeira divisão.

Para chegar no “número mágico” até o fim da competição, basta o Vasco manter seu aproveitamento até aqui na Série B, de 58,3%. Com essa média, o Cruz-Maltino teria exatamente mais oito vitórias e chegaria a 66 pontos, o que para os matemáticos é garantia de acesso.

Com 42 pontos, oito de vantagem para o quinto colocado Londrina, o Gigante da Colina se mantém até aqui no consolidado G4 com Cruzeiro, Grêmio e Bahia desde o início da competição.

« Voltar

CAMPEÃO

Aldeone explica como Sousa é campeão e agora quer acesso à Série C

EXPECTATIVA

Reunião na Prefeitura traz perspectiva de redução de custo de estádio do Fla

Veja também...

REVELAÇÃO

Galdino sobre chances de eleger Lucas como governador: 'De 0 a 10, a chance é 3'

ELEIÇÕES 2026

'Republicanos não será coadjuvante. Estaremos na chapa', avisa Adriano Galdino sobre 2026

REVELAÇÃO

Acordo da Lava Jato com os EUA violou a lei, diz corregedor do CNJ