Flamengo tem novo faturamento recorde e pode chegar a R$ 2 bilhões em 2025

Por Globo Esporte Sexta-Feira, 17 de Outubro de 2025
Juninho foi a primeira contratação da gestão Bap e Boto no Flamengo e completou nove meses no clube no último dia 15. O atacante estava no Qarabag (Azerbaijão) e custou 5 milhões de euros (R$ 31 milhões). O investimento - que foi utilizado como exemplo a ser seguido - não surtiu o efeito esperado e não resultou em grandes oportunidades para o jogador.
"Aquilo que quero implementar é o que o departamento de scouting nos dê mais Juninhos", disse Boto em entrevista ao ge durante a pré-temporada nos Estados Unidos. O diretor também pontuou que o atacante não veio do scout, e sim do conhecimento trocado entre e Filipe Luís.
O treinador conhecia o futebol de Juninho e já havia levantado o nome no fim da temporada de 2024. Por isso, o atacante foi um dos primeiros nomes a serem discutidos em 2025 com a chegada de Boto, que também acompanhava a trajetória do jogador. Ele estava a caminho do Sevilla (Espanha), mas um telefonema de Filipe Luís mudou o rumo da carreira.
Juninho em treino no Flamengo — Foto: Adriano Fontes / Flamengo
No Flamengo desde janeiro, Juninho disputou apenas 27 jogos, somente sete como titular. O atacante marcou três gols, dois deles considerados importantes: na final do Carioca e o gol que garantiu a vitória contra o Deportivo Táchira na Venezuela, pela fase de grupos da Libertadores.
A melhor sequência foi de dois jogos seguidos como titular, contra o Vitória pelo Brasileirão e o Central Córdoba pela Libertadores, em abril. Depois, Juninho passou a viver um momento de incerteza e virou uma figurinha pouco utilizada no banco de reservas - não entrou em 15 partidas.
Em setembro, sequer foi relacionado para as partidas. Não entra em campo há mais de 2 meses - a última vez foi contra o Ceará quando jogou por 14 minutos. Juninho voltou a ser relacionado contra o Bahia e contra o Botafogo, mas não foi utilizado.
Perda de espaço e conversa com a diretoria
Mesmo sem ser tão aproveitado, Juninho despertou o interesse de clubes da Arábia Saudita. Houve propostas do Al-Riyadh e do Najma SC para empréstimos com compensação financeira. O Flamengo recusou com a promessa - não cumprida - de mais minutos ao atacante, que também queria ficar no Rio.
Juninho acabou perdendo cada vez mais espaço, principalmente com a chegada de Samuel Lino e Carrascal na última janela de transferência. O atacante soma apenas 62 minutos em campo após o fim da Copa do Mundo de Clubes.
Juninho, autor do gol do Flamengo na estreia da Libertadores 2025, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O ge apurou que, além do período da janela, já houve conversas entre Juninho e a diretoria em relação ao aproveitamento ao longo da temporada. O jogador se sente desprestigiado pelas poucas oportunidades após a promessa de que teria mais minutos quando não foi liberado para o Mundo Árabe.
Além das duas propostas recusadas, o ge apurou que outros cinco clubes demonstraram interesse no atacante, mas o Flamengo se fechou para o mercado na última janela de transferência.