O paredão de 1,96m: conheça Hugo, goleiro do Flamengo recém-convocado por Tite
Por Globo.com Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018
A lista de Tite para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador reservou uma surpresa e tanto. Entre os 24 convocados da seleção brasileira, lá estava Hugo, até então desconhecido goleiro da base do Flamengo.
- Quero agradecer a Deus em primeiro lugar, e em especial à minha família, que é minha base e está sempre ao meu lado em todos os momentos e ao Flamengo, instituição que tem um peso gigantesco na minha vida. A todos os preparadores que trabalharam comigo e, principalmente, ao Noval, que desde a minha chegada, aos dez anos de idade, me criou dentro do clube como um filho, sempre me orientando e estando ao meu lado em todos os momentos - disse Hugo, de 19 anos.
Mas se você desconhece o goleirão, tenha calma, amigo. O GloboEsporte.com montou o perfil do recém-convocado para que o torcedor fique por dentro da promessa rubro-negra.
Confira:
DNA rubro-negro
Nascido e criado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o Garoto do Ninho Hugo de Souza Nogueira chegou ao Flamengo em março de 2009, ainda aos dez anos de idade, para atuar na categoria Pré-Mirim, no futsal. Se destacou rapidamente no clube e, no fim daquele ano, já migrava para o futebol de campo.
Pupilo de Júlio César
![]()
Julio Cesar comenta a convocação de Hugo, goleiro do Sub 20 do Flamengo, para a seleção. #trbrasil
No começo do ano, Júlio César retornou ao Flamengo para se despedir do futebol. Em seu primeiro treino, uma foto chamou atenção: três jovens goleiros da base rubro-negra parados, olhando a movimentação do veterano. Um deles era Hugo. Júlio César, ao repórter André Gallindo, comentou a convocação e lembrou da imagem. (assista no vídeo acima)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/G/g/Va3si7TzaBPyXaTeB82A/jc.jpg)
Hugo, à esquerda, observando Júlio César no começo do ano no Ninho (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Neneca?
Caso você chame por "Hugo" e o goleirão não atender, calma. Não é marra, não. É que o garoto também atende pelo apelido de... Neneca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/m/B/ARppA7ScW9PbHVawGbUg/whatsapp-image-2018-08-17-at-12.53.35.jpeg)
Hugo tem apenas 19 anos (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
É "papa-título" que fala?
Ao longo de nove anos de Flamengo, foram dezenas de títulos. Entre os principais, estão o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior (2016 e 2018), a Copa Brasil-Japão Sub-15 (2014), os Estaduais Sub-17 (2016), e Sub-20 (2018). Em 2017 não foi campeão, mas entrou para a seleção da competição. No Torneio de Dossena (Itália), na atual temporada, além do título internacional foi eleito também o melhor goleiro da competição.
Com a amarelinha
Hugo Souza tem no currículo sete convocações para a Seleção Brasileira Sub-20. Em 2017, inclusive, disputou o tradicional Torneio de Toulon, na França. Em 2018, esteve em três convocações da categoria.
Gigante, rápido e técnico
O goleiro ainda é um menino de 19 anos, mas com jeito de gente grande. E põe grande nisso. O 1,96m impõem respeito debaixo das traves e a velha história de que jogador alto não esbanja habilidade não se aplica a Hugo, rápido e técnico.
- Parece, inclusive, com o biotipo do Bolt, grandão e ágil - disse Pedro Venâncio, do blog Na Base da Bola.
Passa nada
Hugo foi um dos grandes destaques na final do Campeonato Carioca Sub-20 do ano passado, protagonizando quatro belas defesas e garantindo o título rubro-negro sobre o Vasco.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/12/30/00.jpg)
Hugo Souza fechou o gol na final do Campeonato Carioca Sub-20 do ano passado (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Nem tudo são flores
Apesar de tudo, Hugo disputa posição com Gabriel Batista, outra joia. Os dois sofrem comparações a todo instante. Na Copa RS Sub-20 do ano passado, o recém-convocado de Tite oscilou bastante, alternando jogos bons e ruins, inclusive protagonizando algumas infelizes falhas. Aliás, esse é o grande problema do garoto: a irregularidade.
Chega aí, juvena
Já na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, o gigante de 1,96m começou como titular, atuando em três partidas, mas precisou completar o elenco profissional, que teve férias mais curtas por conta da final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente-ARG.
Preparando o terreno
A presença do jovem na lista foi explicada por Tite como sendo "preparação para uma situação futura". Hugo nasceu em ano ímpar (1999), o que fez com que não tivesse a chance de jogar muitos torneios internacionais nas divisões de base.
A única experiência fora do país foi no Torneio de Toulon, no ano passado. No ano que vem acontece o Sul-Americano Sub-20.
- Com certeza é uma experiência visando o Sul-Americano Sub-20, para dar um pouco mais de "cancha" a um jogador de Seleção, com biotipo e características físicas interessantes - disse Pedro Venâncio, do blog Na Base da Bola.
Ou seja...
Com características físicas bastante favoráveis e qualidade técnica promissora, Hugo é um goleiro de extremo potencial. Não à toa, o menino de apenas 19 anos é tratado como uma verdadeira joia dentro do Flamengo. Ainda a ser lapidada, é verdade. A partir do momento em que conseguir mais regularidade, tem tudo para decolar de vez.
