Análise: Palmeiras atropela o Vitória em goleada e vira 2º no Brasileirão
Por Globo Esporte Quinta-Feira, 5 de Fevereiro de 2026
Dominante do início ao fim, sob chuva e diante de apenas 8.953 pessoas na Arena Barueri. Foi assim que o Palmeiras construiu o atropelo por 5 a 1 sobre o Vitória, resgatando duas virtudes para vencer (e empolgar) no Brasileirão de 2026 pela primeira vez: as bolas paradas e a construção de pé em pé no chão.
Há de se considerar a diferença técnica entre as equipes, uma vez que o Vitória terminou o ano passado brigando contra o rebaixamento e em 15º lugar, mas ao Palmeiras valem os três pontos, o saldo de gols e fatores positivos a tirar ainda em início de temporada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/v/6/4pydmnTBu01bZO9O60yQ/rib6892.jpg)
Mauricio lustra a chuteira de Piquerez depois de gol do Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli
Individualmente, Andreas Pereira mostrou porque sua volta antecipada de lesão é fundamental ao time, sendo motor do meio de campo participando ativamente de quatro gols: com as assistências para Murilo e Ramón Sosa, e a tabela com Piquerez para o gol de Maurício.
E também sobrou espaço para os destaques de Allan, com uma pintura de gol, e dos zagueiros Murilo e Gómez, confiantes na parte defensiva e marcando gols para abrir 3 a 0 ainda no primeiro tempo.
De negativo, Carlos Miguel não esteve nas melhores noites, com uma saída errada e uma soltada de bola que deu sustos ao Palmeiras, minimizados pelo placar elástico.
Novamente com a escalação considerada ideal, Abel armou o time com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Marlon Freitas, Andreas, Maurício e Allan; Flaco e Vitor Roque.
Confira a coletiva de Abel Ferreira após goleada do Palmeiras sobre o Vitória
Manteve maior posse de bola desde o início da partida, enquanto tentava furar o bloqueio defensivo do Vitória. Aos 23 minutos, conseguiu: Andreas cobrou escanteio no meio da área, Murilo cabeceou e viu a bola desviar em Zé Marcos para tirar do goleiro Gabriel fazendo 1 a 0. Era somente o prenúncio dos zagueiros artilheiros.
Cinco minutos depois, Andreas cobrou falta com desvio da defesa rubro-negra para fora da área, Murilo cabeceou de costas para a pequena área, e Gómez tirou do goleiro para mandar ao fundo das redes: 2 a 0. Um lance, aliás, que o próprio Andreas vem alertando o time em relação a como se posicionar.
Só aos 37 que o Vitória apareceu com algum perigo, em uma finalização de Cantalapiedra parada por Carlos Miguel, mas foi o Palmeiras que ampliou outra vez. Havia ensaiado com bela construção de Flaco e Roque aos 45, defendida pelo goleiro Gabriel, e aos 49 conseguiu: Piquerez subiu pela ponta esquerda e tabelou com Andreas (que devolveu em belo passe de letra) para servir Maurício no 3 a 0.
Veja os gols do Palmeiras:
Palmeiras 5 x 1 Vitória | Gols | 2º rodada | Brasileirão 2026
Atrás do placar, o Vitória buscou reagir logo no início do segundo tempo: aos dois minutos investiu em ligação direta com Fabri e quase marca em uma saída ruim de Carlos Miguel, que se adiantou e viu Khellven salvar quase na linha. Mas aos 10, funcionou com Dudu tabelando com Ramon e dessa vez finalizando alto sem chances para o rival.
Não houve força, contudo, para assustar o Palmeiras ou dar qualquer sinal de que poderia mudar o resultado.
Aos 14, Piquerez acertou o travessão, e aos 17 Allan fez o 4 a 1. Recebeu a bola na ponta direita, cortou a marcação puxando para o meio e chutou de fora da área em um golaço para encantar a torcida. E por fim, aos 34, fechou o placar: Andreas deu o passe aberto a direita em Ramón Sosa, que chutou de fora da área e viu a bola desviar em Luan Cândido, do Vitória, para encobrir o goleiro e fazer 5 a 1.
O resultado (ainda na segunda rodada do Brasileiro) coloca o Palmeiras em segundo lugar, com quatro pontos, atrás somente do Bragantino, que tem seis, antes de voltar a jogar no fim de semana pelo Campeonato Paulista. O Verdão visita o Corinthians às 20h30 do domingo na Neo Química Arena.