Como fica o planejamento do Flamengo após risco de rebaixamento no Carioca
Por Globo Esporte Domingo, 18 de Janeiro de 2026
O Flamengo pode terminar a rodada do final de semana na lanterna do Grupo B do Campeonato Carioca depois de três jogos sem vitória - o Rubro-Negro tem um jogo a mais. Tal desempenho, que coloca em risco a classificação às quartas de final, pode alterar o planejamento da diretoria de usar o time sub-20? O ge explica.
O time principal terá períodos de treino integral ao longo da próxima semana e vai intensificar os trabalhos pensando na estreia do Campeonato Brasileiro no dia 28, contra o São Paulo, no Morumbis. O foco principal é a Supercopa em 1º de fevereiro, diante do Corinthians, em Brasília. A princípio nenhum atleta profissional seria sacrificado para reforçar a equipe no Carioca. Todos seguem a preparação desenhada pelo departamento de futebol depois da reapresentação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/a/B/EAgnTLSGyJ6NRLuSQceg/55046789176-d2f6143183-k.jpg)
Time do Flamengo antes de jogo contra o Volta Redonda — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Esse planejamento pode mudar? A resposta é sim. O Flamengo corre risco de precisar disputar o quadrangular contra o rebaixamento, já que somou apenas um ponto em três jogos. Esse cenário é tido como catastrófico. Além dos dois clássicos, a equipe ainda enfrenta o Sampaio Corrêa na última rodada da Taça Guanabara. Os quatro primeiros de cada grupo avanças às quartas, e os dois últimos de cada chave lutam contra a queda.
Antes da reapresentação havia uma intenção que alguns jogadores da equipe principal retornassem de forma gradual diante do Vasco, mas ainda não estava certo. Com os poucos treinos e o desenvolvimento da pré-temporada, isso mudou. A equipe teve apenas três dias de atividades no campo na primeira semana e, portanto, ainda não está pronta fisicamente para estrear.
Uma decisão sobre a utilização da equipe principal passa tanto pela comissão técnica quanto pelo diretor José Boto e pelo presidente Bap. Pode haver uma nova reunião para tratar sobre o tema diante da situação complicada no Carioca.
No Grupo B, o Nova Iguaçu tem três pontos, assim como Botafogo, Madureira e Boavista. O Fla tem um, enquanto o Maricá, que entra em campo neste domingo, não tem nenhum. Pelo regulamento do Carioca, os profissionais precisam estrear na quarta rodada, ou seja, contra o Fluminense.