Bola: Vini venceu na América do Sul, Ásia e África, e levou goleada na Europa
Por Globo Esporte Domingo, 10 de Novembro de 2024
Os votos completos da Bola de Ouro 2024 foram divulgados pela revista France Football. A premiação, que elegeu Rodri melhor jogador do mundo, desbancando o favorito Vini Jr., causou polêmica. Na lista dos jornalistas, se olharmos somente para a Europa, o espanhol goleou o brasileiro. Rodri ficou no topo para 27 profissionais, enquanto Vini encabeçou a relação de apenas oito.
Dos países do continente europeu que participaram da votação, Rodri só esteve fora do top 3 em duas listas: Escócia, que ele ocupou a quinta posição, e Eslovênia, quando ficou em oitavo - a pior posição do espanhol entre os europeus. Outro que não colocou Rodri no topo foi a Grécia, colocando o meio-campista em terceiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/B/A/dPqHpFQNyec1t2wwiXhQ/2024-10-28t215130z-311966121-up1ekas1optnb-rtrmadp-3-soccer-ballon.jpg)
Rodri é eleito Bola de Ouro de 2024 — Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters
Já Vini Jr. ficou em primeiro na lista de nove países europeus. Jornalistas da Armênia, Bélgica, Espanha, França, Grécia, País de Gales, Rússia, Suíça e Turquia votaram no brasileiro. Além dos votos no craque brasileiro e no espanhol, Bellingham foi primeiro para três países, Eslovênia, Escócia e Geórgia, e Carvajal em um, Hungria.
Porém, nessa disputa Rodri e VIni Jr., se olharmos somente para o continente africano, o brasileiro leva vantagem, mas também com apenas cinco votos de diferença. Ele ficou em primeiro na lista de 12 jornalistas, e o espanhol apareceu encabeçando a relação de sete.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/e/X/X4LFrbS26B1z4ce5wabQ/gettyimages-2183135400.jpg)
Segundo colocado no Bola de Ouro, Vini Jr. só esteve presente em lista de oito europeus — Foto: GettyImages
No continente asiático, o atacante do Real Madrid esteve em primeiro em uma lista a mais que o jogador do Manchester City. Vini recebeu sete votos, enquanto seis optaram por Rodri. Nas Américas (Sul e Norte), o espanhol recebeu sete votos e o brasileiro oito.
A diferença de Rodri para Vini Jr. foi de apenas 41 pontos. Na contagem final, o jogador do Manchester City fez 1.170 pontos, contra 1.129 do brasileiro. O total possível era 1.485. O Brasil segue sem um vencedor na premiação depois de 17 anos. Vini, no entanto, obteve a melhor posição de um jogador brasileiro desde que Kaká foi coroado, em 2007.
Disputa de Rodri e Vini Jr. por continentes:
- África: Rodri 7 x 12 Vini Jr.
- América do Norte: Rodri 4 x 4 Vini Jr.
- América do Sul: Rodri 3 x 4 Vini Jr.
- Ásia: Rodri 6 x 7 Vini Jr.
- Europa: Rodri 27 x 8 Vini Jr.
- Oceania: Rodri 2 x 0 Vini Jr.