O secretário de Esportes, Cultura e Turismo de Patos, José Francisco de Sousa (ZECA), informou em primeira-mão ao Portal 40 Graus que o Estádio Municipal José Cavalcanti está liberado para sediar jogos do Paraibano 2023 e Brasileirão Série D no segundo semestre quando o nacional de Patos volta à competição.
A novela envolvendo os estádios paraibanos, dentre eles o JC, acabou na manhã desta terça-feira quando aconteceu, no Comando Regional da Polícia Militar em Campina Grande, uma reunião com os principais envolvidos. Com isso, todos os jogos da rodada #1 do estadual, que terá início no próximo sábado, estão confirmados.
Apesar da liberação, algumas ressalvas foram postas na mesa. É o caso dos estádios José Cavalcanti, em Patos, e Marizão, em Sousa. Isso porque, de acordo com o promotor de justiça e coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público da Paraíba, Valberto Lira,, os jogos de Nacional de Patos e Sousa como mandantes acontecerão com a presença apenas da torcida da casa.
Zeca informou ainda que a capacidade máxima permitida será de 5 mil presentes, e todas as arquibancadas, incluindo a antiga sombra onde não existe mais marquise, já que foi demolida, também está liberada para presença dos torcedores.
O Estádio Almeidão, em João Pessoa, como já era esperado, foi liberado. Logo, as partidas de Auto Esporte-PB, Botafogo-PB, CSP e até mesmo do Treze, que jogará suas três primeiras partidas como mandante na praça esportiva da capital por ter sido punido com a perda de três mandos de campo, estão mantidos. Já o Estádio Amigão, em Campina Grande, alvo de grandes imbróglios nos últimos dias, também foi aprovado para a realização das partidas do estadual.
De posse dos laudos técnicos das maiores praças esportivas do estado, as forças de segurança do estado decidiram liberar a entrada de 7307 torcedores no Amigão, e 8 mil torcedores no Almeidão.
Ainda sobre a discussão em torno da liberação do Estádio Amigão para a realização de partidas, Valberto Lira vetou a realização do amistoso desta quarta-feira, entre Nacional de Patos e Serra Branca, que aconteceria às 15h. Segundo o procurador, a partida só deve acontecer em caso de decisão judicial. As diretorias dos clubes, no entanto, ainda não se pronunciaram sobre um suposto novo local da partida.
Medidas de segurança em clássicos
Buscando evitar episódios de violência nos dias de clássicos envolvendo Treze, Campinense e Botafogo-PB, as forças de segurança do estado optaram por adotar uma nova tática. Agora, em dia de Clássico dos Maiorais, Clássico Emoção ou Clássico Tradição, irão ser colocadas barreiras nos arredores do Amigão e do Almeidão, onde só terão acesso às imediações dos estádios quem apresentar os ingressos para a partida.
« Voltar