Compartilhe

Paraibano da 2ª Divisão em 2022 terá dez clubes e sem Esporte de Patos

Por Globo Esporte PB    Terça-Feira, 28 de Junho de 2022


Representantes de dez clubes estiveram na Federação Paraibana de Futebol (FPF), na tarde desta terça-feira (28), participando do Conselho Arbitral para o Campeonato Paraibano da Segunda Divisão 2022. Foi decidida a fórmula de disputa e competição tem início previsto para o dia 27 de agosto, com os times divididos em dois grupos.

Representantes da FPF-PB e dirigentes definiram a 2ª Divisão do Paraibano 2022 nesta terça-feira (28) — Foto: Raniery Soares

Representantes da FPF-PB e dirigentes definiram a 2ª Divisão do Paraibano 2022 nesta terça-feira (28) — Foto: Raniery Soares

 

Confira os grupos:

 

 

Grupo A

 

Confiança de Sapé
Desportiva Guarabira
Femar
Perilima
Spartax

 

Grupo B

 

Paraíba
Picuiense
Queimadense
Sabugy
Serrano

Um detalhe é que, dos dez participantes, seis estão com planos de sediar os jogos no Estádio Amigão, em Campina Grande. A Perilima, por exemplo, aceitou ser inserida no Grupo A, formado por times das regiões do Litoral e Brejo, para que o número de participantes de cada grupo ficasse igual.

O Paraíba Esporte Clube, que até então disputou competições em Itaporanga, jogará em Campina Grande.

A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Michelle Ramalho, classificou o Conselho Arbitral como produtivo, reforçando que mais uma vez os clubes foram os protagonistas na escolha da fórmula de disputa.

— Desde que assumimos a Federação, esta foi a nossa prática: que o Conselho Arbitral seja um espaço democrático. Se são os clubes que fazem a competição, eles precisam assumir o protagonismo da discussão. Nós estamos prontos para apoiá-los, auxiliá-los e promovermos a competição. Mais uma vez, estou feliz por estarmos celebrando mais uma vitória do futebol paraibano — disse Michelle.

 

Fórmula de disputa

 

Os confrontos serão entre os times do próprio grupo, com jogos de ida e volta, classificando quatro para a próxima fase. Os últimos colocados de cada grupo serão rebaixados para a 3ª Divisão de 2023.

Nesta segunda fase (chamada de quartas de final), o primeiro colocado de um grupo enfrentará o quarto do outro grupo, enquanto que o segundo de um grupo enfrentará o terceiro do outro grupo. Os primeiros e os segundos colocados de cada grupo terão a vantagem de fazer o segundo jogo em casa, já que são partidas de ida e volta.

Confronto 1: 1º A x 4º B
Confronto 2: 2º A x 3º B
Confronto 3: 1º B x 4º A
Confronto 4: 2º B x 2º A

A fase semifinal será: Vencedor do Confronto 1 x Vencedor do Confronto 4 e Vencedor do Confronto 2 x Vencedor do Confronto 3, em jogos de ida e volta. A decisão da Segunda Divisão também acontecerá em dois jogos.

 

Seis times no Amigão?

 

Este foi um dos pontos debatidos no encontro. É que, pelo menos, seis times pretendem jogar no Estádio Amigão, em Campina Grande: Perilima, Paraíba, Picuiense, Serrano, Sabugy e Queimadense. No caso da Perilima, que está disputando o Campeonato Paraibano Sub-20 no Estádio Vovozão, em Cuité, caso a praça esportiva seja aprovada, eles pretendem permanecer no mesmo local.

Outra possibilidade é o Sabugy sediar os seus jogos no Estádio José Cavalcanti, em Patos, por causa da proximidade com a cidade de Santa Luzia (sede do clube). A diretoria do Gavião do Vale está tentando um diálogo com a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Patos, aproveitando a ausência do Esporte de Patos na competição e o fato do Nacional de Patos não ter atividades neste segundo semestre do ano.

« Voltar

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco

LIBERTADORES

Palmeiras renasce de jeito improvável em virada na Libertadores; análise

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco