Compartilhe

Flamengo anuncia saída de Gerson, a caminho do Zenit por R$ 160 milhões

Por Globo Esporte    Sexta-Feira, 4 de Julho de 2025


Flamengo anunciou nesta sexta-feira (4) a saída do volante Gerson. O jogador de 28 anos se acertou com o Zenit e o clube russo pagou à vista a multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões, na cotação atual) para tirá-lo do time rubro-negro. A rescisão do atleta, inclusive, foi publicada no BID da CBF nesta sexta-feira.

— O Clube de Regatas do Flamengo informa que o contrato de trabalho do atleta Gerson foi encerrado nesta sexta-feira (04/07/25), após pedido de demissão e rescisão unilateral apresentado pelo jogador, bem como o pagamento integral da multa rescisória prevista em contrato. O valor, de 25 milhões de euros, foi depositado pelo FC Zenit São Petersburgo, da Rússia — escreveu o time rubro-negro.

 

Rescisão de Gerson foi publicada no BID nesta sexta-feira — Foto: Reprodução
Rescisão de Gerson foi publicada no BID nesta sexta-feira — Foto: Reprodução

O volante já tinha um acordo com os europeus há cerca de um mês, mas ficou no rubro-negro para disputar a Copa do Mundo de Clubes. A delegação retornou ao Rio de Janeiro na última terça-feira, após ser eliminada nas oitavas de final pelo Bayern de Munique, e os detalhes finais foram acordados.

Diante do Bayern, Gerson se despediu marcando o primeiro gol rubro-negro na derrota por 4 a 2, seu segundo em 28 jogos nesta temporada. Ele fecha esta segunda passagem com 12 bolas na rede e 24 assistências em 144 partidas, além dos títulos do Campeonato Carioca (2024 e 2025), da Copa do Brasil (2024) e da Supercopa do Brasil (2025).

O Coringa, como ficou conhecido durante sua primeira experiência no Flamengo, também defendeu o clube entre 2019 e 2021, ano em que saiu para o Olympique de Marseille. No início de 2023, ele foi repatriado diretamente do clube francês. No total, o meia vestiu a camisa rubro-negra em 253 oportunidades, com 19 gols e 35 assistências.

 

Concorrência vencida

 

O Zenit agilizou os trâmites após o Al-Nassr, da Arábia Saudita, ter entrado na disputa por Gerson. Os árabes ofereceram salário mais alto depois da indicação de Jorge Jesus, técnico do Flamengo entre 2019 e 2020, que deve assumir o cargo de treinador da equipe nos próximos dias.

O interesse do Zenit em Gerson não era novidade. Em fevereiro, os russos já haviam tentado contratá-lo por um valor até superior ao da multa atual, chegando a oferecer 29 milhões de euros, entre valores fixos e metas.

Zenit paga a multa à vista por Gerson, do Flamengo — Foto: Michael Reaves/Getty Images/AFP
Zenit paga a multa à vista por Gerson, do Flamengo — Foto: Michael Reaves/Getty Images/AFP

Na época, no entanto, o volante optou por seguir no rubro-negro e negociar a renovação de contrato. No final das contas, o capitão estendeu o vínculo até 2030. Ao mesmo tempo, o negócio diminuiu o valor da multa, o que facilitou a saída.

 

Veja a nota completa do Flamengo

 

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o contrato de trabalho do atleta Gerson foi encerrado nesta sexta-feira (04/07/25), após pedido de demissão e rescisão unilateral apresentado pelo jogador, bem como o pagamento integral da multa rescisória prevista em contrato. O valor, de 25 milhões de euros, foi depositado pelo FC Zenit São Petersburgo, da Rússia.

O Flamengo agradece ao atleta pelo período em que esteve à disposição da equipe, na qual conquistou diversos títulos, honrou o manto Rubro-Negro e se tornou um ídolo pela dedicação em campo. O clube deseja sucesso na sequência de sua carreira."

« Voltar

CONFUSÃO

Bap já sabe quem falou com jornalista sobre aceitar vender Pedro

DE PARTIDA

Juninho recebe duas propostas da Arábia Saudita para sair do Flamengo

Veja também...

SAÚDE

Secretário Dam Di Sousa passou por cateterismo e está na UTI após infarto

NO SERTÃO

Ação conjunta na Alça Sudeste busca ordenar uso do solo urbano em Patos

DECLARAÇÃO

Hugo Motta declara que decisão de Moares sobre IOF está em sintonia com maioria da Câmara