O Flamengo largou na frente na terceira fase da Copa do Brasil ao vencer o Botafogo-PB por 1 a 0, nesta quinta-feira (1º), no Estádio Castelão, em São Luís do Maranhão. O único gol da partida foi marcado pelo jovem Joshua, de apenas 17 anos, que estreou no time profissional com o pé direito.
A vitória rubro-negra teve a marca da insistência. O time carioca dominou amplamente o jogo, terminou a partida com 18 finalizações contra apenas cinco do adversário e viu várias oportunidades claras serem desperdiçadas, especialmente no primeiro tempo.
O Botafogo-PB, por sua vez, optou por uma estratégia de forte marcação e linhas baixas. Mesmo acuado durante boa parte do jogo, o time paraibano conseguiu segurar o empate na primeira etapa, apesar de ver o Flamengo criar chances com Michael, João Victor e Luiz Araújo. A melhor chance do Belo antes do intervalo foi com Gama, que obrigou Matheus Cunha a fazer uma boa defesa.
Na etapa final, o Flamengo manteve a pressão. Aos 39 minutos, após cruzamento de Ayrton Lucas e grande defesa de Michael na cabeçada de Juninho, Joshua apareceu livre no rebote para empurrar para as redes e garantir a vantagem flamenguista no confronto.
Nos acréscimos, o Botafogo-PB ainda tentou se lançar ao ataque, mas não conseguiu ameaçar seriamente o gol adversário. O Flamengo, por sua vez, tratou de administrar o resultado até o apito final.
A partida contou com ótimo público no Castelão: 35.381 torcedores, com renda de R$ 4.620.806,75.
Com o resultado, o Flamengo joga por um empate na partida de volta para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo de volta está previsto para o Maracanã no próximo dia 21.
FICHA TÉCNICA
Botafogo-PB 0 x 1 Flamengo
Local: Estádio Castelão, São Luís (MA)
Gol: Joshua, aos 39′ do 2º tempo
Público: 35.381
Renda: R$ 4.620.806,75