A última quarta-feira foi um dos dias mais tensos do futebol do Flamengo desde o início da atual gestão, em dezembro de 2024. Não por causa da eliminação da Copa do Mundo de Clubes no domingo, mas devido à revelação da insatisfação existente na relação entre o clube e o atacante Pedro.
O ge ouviu que o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, se incomodou muito ao saber que um integrante do departamento de futebol disse ao colunista Mauro Cezar Pereira, do UOL, que aceitaria vender Pedro por 15 milhões de euros (R$ 95 milhões). Outro que ficou muito desconfortável com a situação foi o técnico Filipe Luís.
O clube já identificou a pessoa que trocou mensagens com o jornalista e trabalha para resolver o assunto internamente. De acordo com a leitura da cúpula rubro-negra, tratava-se de uma conversa informal, mas faltou cuidado ao integrante do departamento de futebol, o que causou uma exposição desnecessária do clube e de Pedro.
Bap, presidente do Flamengo, se incomodou com exposição de informação sobre Pedro — Foto: Divulgação / Flamengo
Ao longo da quarta-feira, Bap conversou com integrantes do departamento de futebol e avisou que mantém a confiança no trabalho. O presidente do Flamengo ficou surpreso porque nunca foi consultado sobre uma possível saída de Pedro desde que assumiu o cargo.
Bap entende que, entre os atuais titulares, o único jogador negociável é Wesley. Inclusive, o clube colocou preço no lateral-direito e aceita conversar a partir de 30 milhões de euros (R$ 191 milhões).
Naturalmente, existe a chance de venda de outros jogadores caso apareça uma proposta considerada interessante pela diretoria rubro-negra. Mas o presidente é enfático ao dizer internamente que espera manter Pedro no clube. A possível venda do atacante recebeu muitas críticas internas e externas.
Em nota enviada a jornalistas na tarde de quinta-feira, o Flamengo afirmou que "não há qualquer intenção de negociar o atacante Pedro". O clube decidiu mandar a nota por causa do desconforto do presidente e da comissão técnica e por entender que seria uma defesa ao jogador, mesmo ciente de que existira a conversa de um integrante do departamento de futebol com Mauro Cezar.
Pedro também recebeu com surpresa a informação que surgiu no futebol do clube. Mesmo insatisfeito com seu pouco tempo em campo, o atacante quer renovar com o Flamengo.
No início deste ano, o estafe do jogador abriu conversas com a diretoria para extensão do vínculo. Na ocasião, José Boto informou que o assunto seria resolvido assim que o jogador voltasse de lesão. No entanto, o atacante retornou aos campos em abril, e o diretor de futebol ainda não procurou os empresários do atleta. O contrato atual vai até o fim de 2027.
Pedro ainda não se firmou no Flamengo após grave lesão no joelho — Foto: André Durão
Titular incontestável do Flamengo e convocado para a Seleção em 2024, Pedro perdeu prestígio no Rubro-Negro em 2025. Após longo tempo afastado por lesão no joelho, o atacante voltou a atuar em abril, mas ainda não conseguiu se firmar entre os titulares.
Nas entrevistas, Filipe Luís costuma dizer que o camisa 9 precisa recuperar sua melhor condição física. Ele voltou aos campos no dia 9 de abril, fazendo seu primeiro jogo como titular no dia 27 do mesmo mês, quando marcou dois gols na vitória sobre o Corinthians por 4 a 0 e teve grande atuação. Nas duas partidas seguintes, porém, o Flamengo jogou mal com o atacante como titular, na derrota para o Cruzeiro e no empate com o Central Córdoba, na Argentina.
A partir daí, Pedro ficou no banco em jogos-chave do primeiro semestre, como as vitórias sobre LDU, pela Libertadores, e Palmeiras, pelo Brasileirão. Na Copa do Mundo, foi titular apenas contra Espérance e Los Angeles FC, justamente os confrontos considerados mais fáceis.
Desde o retorno de Pedro aos campos, o Flamengo disputou 20 jogos, e o atacante participou de 17, sendo apenas oito como titular. Ele soma cinco gols e três assistências na temporada.
« Voltar