Compartilhe

Fla tem disputa acirrada na defesa, e Filipe Luís não descarta mudar esquema por trio

Por Globo Esporte    Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2025


Os números ajudam a ilustrar bem a atual fase da defesa do Flamengo. Sem sofrer gols há sete partidas e com o setor menos vazado do Campeonato Carioca, Filipe Luís admite que ganhou uma dor de cabeça boa para definir os jogadores titulares no setor.

Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo são os concorrentes a duas vagas no setor, com Cleiton e João Victor correndo por fora. A defesa que passou por transformações desde a última temporada com as saídas dos experientes David Luiz e Fabrício Bruno.

Filipe Luís e Danilo aplaudem a torcida após a vitória do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza & Paula Reis / CRF

Filipe Luís e Danilo aplaudem a torcida após a vitória do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza & Paula Reis / CRF

Com boas opções e com formações distintas dando certo e mantendo o bom desempenho defensivo, Filipe Luís evita cravar os titulares e não descarta até uma mudança de esquema para encaixar os três zagueiros.

– Ainda não tem nada definido. A contratação do Danilo é um acerto muito grande por parte do Boto. Um jogador desse calibre, titular da seleção brasileira e da Juventus, deixando muito dinheiro para trás, é importante para o futebol brasileiro e para o Flamengo. A concorrência entre eles vai elevar o nível. Alguns vão ficar bravos comigo, mas acredito que o campo fala. Se os três estiverem insubstituíveis eu vou ter que jogar com os três. Mas com tantos jogos, todos vão jogar – disse o treinador.

 

Léo Pereira e Léo Ortiz com a taça da Supercopa do Brasil pelo Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Léo Pereira e Léo Ortiz com a taça da Supercopa do Brasil pelo Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Na vitória sobre o Vasco, no sábado, o Flamengo terminou a partida com Léo Pereira, Danilo e Léo Ortiz – que entrou no segundo tempo. Mais um indício de que, além das palavras, Filipe Luís se mostra disposto a buscar uma formação que possa encaixar os três jogadores.

Nos 11 jogos realizados na temporada, levando em consideração os que o Flamengo levou a campo um time alternativo, foram 23 gols marcados e apenas seis gols sofridos. O equilíbrio entre defesa e ataque tem ajudado Filipe Luís a rodar o elenco e deixar o “campo falar” sobre quem será titular ao longo da temporada, seja qual for a posição.

Filipe Luis descreve vitória do Flamengo sobre o Vasco: "Com nota artística''

– O time titular é feito durante a semana dependendo do que os jogadores falam para mim no campo. Não posso decidir o time titular de daqui a duas semanas. Os clássicos, além de preparem fisicamente, têm um peso enorme. Todos foram pesados porque tem o componente emocional, fazem o jogador ir ao máximo. Três clássicos seguidos são muitos. Acredito que os jogadores já estão prontos. Para mim o principal é dosar para os atletas chegarem no Brasileirão prontos – disse.

A vitória sobre o Vasco garantiu o Flamengo na semifinal do Campeonato Carioca. Na última rodada da fase de classificação, o Rubro-Negro terá o Maricá, no sábado, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã.

« Voltar

Esportes

SULAMERICANA

Vasco é goleado e dá vexame na Sul-Americana que tratou como prioridade

FORA DE CAMPO

Flamengo deve perder dupla de laterais-esquerdos por até seis jogos

DE PARTIDA

Botafogo acerta venda de Thiago Almada ao Atlético de Madrid

NEGOCIAÇÃO

Flamengo tem interesse na contratação de Taty Castellanos, da Lazio

Veja também...

DESENVOLVIMENTO

Parceria entre Cacimba de Areia e Sebrae busca explorar potencialidades turísticas do município

EMBATE

Hugo Motta deixará congresso sob alerta para possível resposta ao governo americano durante recesso

ELEIÇÕES 2026

Hugo Motta fala em 'união pela Paraíba' após encontro com Cícero, Aguinaldo e Mersinho