Compartilhe

Vasco vence Nova Iguaçu sem esforço e evolui antes do primeiro clássico

Por Globo Esporte    Quarta-Feira, 8 de Fevereiro de 2023


Vasco fez mais uma partida protocolar na noite da última terça-feira e, sem precisar se esforçar, derrotou o Nova Iguaçu por 2 a 0, no Mané Garrincha, pela sétima rodada do Campeonato Carioca. Com boas triangulações no ataque e sem grandes sustos na defesa, o time de Mauricio Barbieri chega em bom momento para o primeiro clássico da temporada, no próximo domingo.

O pouco esforço é um mérito e não uma crítica ao Vasco, que nos últimos anos fez poucos jogos tranquilos como os que tem feito no início desta temporada. Tirando a atuação ruim na derrota para o Volta Redonda, o time venceu tranquilamente os outros três confrontos sob o comando de Barbieri.

 

Gabriel Pec é um dos destaques do Vasco no início do Carioca — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Gabriel Pec é um dos destaques do Vasco no início do Carioca — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Contra o Nova Iguaçu, as transições demoraram a encaixar, mas desde o minuto inicial o Vasco foi dominante em Brasília. Ficou com a bola, não sofreu nenhuma investida e rondou a área adversária. O gol era questão de tempo e de capricho.

O time teve novidades em relação à última rodada, com Léo Jardim, De Lucca, Nenê e Erick Marcus entre os titulares. A mudança mais questionada foi o retorno do camisa 10 no lugar de Alex Teixeira, que o havia substituído nas últimas duas rodadas.

Aos 41 anos, é indiscutível que Nenê não entrega aceleração ao Vasco. Porém, a experiência e qualidade do jogador são diferenciadas. Uma das coisas que funcionou no time nesta terça foram as triangulações, e o camisa 10 apareceu bem pelo lado direito junto com Pumita e Pec. Foi daquele lado que a equipe criou mais volume no primeiro tempo. Os escanteios e cruzamentos de Nenê levaram perigo, assim como finalizações do meia.

- O Nenê por característica tende a cair mais pelo lado direito para levar com a perna esquerda. No primeiro tempo com ele fomos bem intensos - avaliou Barbieri.

Do lado esquerdo, Jair se juntou a Piton e a Erick Marcus. O trio foi menos incisivo na etapa inicial, mas funcionou nos últimos minutos, quando o atacante cruzou, e Pedro Raul escorou de cabeça para Jair invadir a área, tirar do goleiro e abrir o placar. O camisa 9 chegou à sua segunda assistência no Carioca.

Foram seis finalizações do Vasco contra nenhuma do Nova Iguaçu no primeiro tempo. O time de Barbieri demorou a chegar perto da área adversária, tendo chutado a gol pela primeira vez só depois dos 20 minutos. Faltou aceleração e aproximação nos primeiros minutos, talvez até de forma proposital. Contra uma equipe que não oferecia risco algum, o Vasco cadenciou.

O primeiro chute do Nova Iguaçu ao gol de Léo Jardim aconteceu aos 4 minutos do segundo tempo. O goleiro foi pouco acionado, mas deixou boa primeira impressão quando precisou intervir - saiu de campo com quatro defesas.

Na etapa final, as triangulações voltaram a funcionar. Erick Marcus participou mais pela esquerda, e o setor passou a ser mais explorado. O volume foi ainda maior depois da entrada de Alex Teixeira, que acelerou o jogo ao lado de Piton e Pec.

Nesse momento, Jair passou a jogar mais pela direita e contribuiu também para o segundo gol ao encontrar Alex Teixeira na área. O meia cruzou rasteiro para Pec ampliar. O Vasco teve tranquilidade para dosar o ritmo e controlar o resultado. Poderia até ter feito mais gols.

A vitória, mais uma vez, foi construída com a participação dos reforços e a ajuda de remanescentes que estão em crescimento. Dos 10 gols marcados pelo time titular do Vasco, oito tiveram participação de jogadores que foram contratados para esta temporada. Em meio às novidades, dois velhos conhecidos vão ganhando notoriedade: Pec é a boa notícia, com quatro gols em quatro jogos e atuações consistentes. Mas Alex Teixeira, com duas assistências, vai pedindo espaço.

A cada rodada, Barbieri vai dando um passo a mais no caminho da evolução e, contra o Nova Iguaçu, conseguiu rodar mais o elenco e ficar mais perto do time que considera o ideal. Ainda há, no entanto, ajustes a serem feitos, em especial na fase defensiva, onde a equipe ainda tem dificuldades de preencher os buracos. Com o 2 a 0 no placar, o Vasco passou a ceder mais espaços e permitiu finalizações ao Nova Iguaçu, que concluiu 11 vezes a gol.

Percebe-se, nesses primeiros jogos, que o Vasco de Barbieri será um time ofensivo. Foram 21 finalizações nos 90 minutos. Falta qualidade ainda na conclusão, com apenas oito direcionadas ao gol, mas a equipe ganha forma e está no caminho do entrosamento.

Certamente, o Vasco chega um pouco mais pronto para o clássico contra o Fluminense, no próximo domingo, às 18h, no Maracanã. Será o primeiro grande teste da temporada.

« Voltar

EM QUEDA

Crise dessa vez pode ser pior no Timão; análise

DESCOBERTA

Votos do caso Gabigol mostram xingamentos do jogador e contradições entre coletores

Veja também...

CULTURAL

Pastel de carne com açúcar é tornado patrimônio cultural da Paraíba

NA PARAÍBA

Vereadores de Campina Grande também aprovam projeto para aumentar o próprio salário

ELEIÇÕES 2024

Baronesa é ‘rifada’ e vereadores do seu partido já tratam Ramonilson como candidato a prefeito de Patos