Na decisão da Taça Rio, o assunto que mais rendeu e virou polêmica nas redes sociais foi: qual o tamanho do jejum do Vasco em finais de turnos contra o Flamengo? O GloboEsporte.com mostrou o retrospecto completo do Clássico dos Milhões no Carioca e a diferença para jogos que definiram títulos através de pontos corridos ou triangulares. Mas considerando apenas finais propriamente ditas de campeonatos, como ficaria?
Vasco e Flamengo iniciam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, a 10ª final entre eles na história. Não estranhem, torcedores, nós não erramos a conta. Embora os clubes sejam centenários, só começaram a se encontrar em decisões de campeonatos em 1981. Agora, o Rubro-Negro vai buscar aumentar ainda mais o amplo retrospecto favorável, enquanto o Cruz-Maltino, que só foi campeão sobre o rival uma vez, tentará acabar com um jejum de 31 anos.
Relembre todas as finais entre Flamengo e Vasco:
Em 1981, Flamengo derrota o Vasco por 2 a 1 pela final do Campeonato Carioca
O Flamengo chegou à final com a vantagem de poder empatar um jogo para ser campeão, pois conquistou dois dos três turnos daquele campeonato. O Vasco, que chegou à decisão precisando ganhar as três partidas, até venceu as duas primeiras, mas perdeu a derradeira em um jogo que ficou marcado pelo ladrilheiro rubro-negro que invadiu o campo no fim para esfriar a reação.
Em 1986, Flamengo é campeão carioca
O Flamengo chegou à final como campeão da Taça Rio para a decisão do Carioca, prevista em uma melhor de quatro partidas – mas nem precisou da última. O Vasco, que havia vencido a Taça Guanabara, deu trabalho e empatou os dois primeiros jogos muito truncados e sem gols. Só que no terceiro duelo, o Rubro-Negro furou o bloqueio vascaíno e conquistou o título.
Histórias Cariocas: Cocada garante título ao Vasco
O Vasco chegou à final em vantagem por ter conquistado dois dos três turnos em disputa. A decisão seria em uma disputa melhor de quatro partidas, mas o Cruz-Maltino só precisou de duas para ficar com o troféu: já havia vencido o primeiro jogo e repetiu a dose no segundo, naquele famoso gol de Cocada. É até hoje o único título do clube em finais contra o seu arquirrival.
Rodrigo Mendes lembra do gol marcado contra o Vasco na final do Carioca de 1999
Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo chegou à final sem vantagem para enfrentar o Vasco, ganhador da Taça Rio, em uma decisão em dois jogos. No primeiro, o placar terminou empatado. Porém, na segunda partida, o Rubro-Negro ganhou com aquele famoso gol de Rodrigo Mendes. Foi o início do inédito tricampeonato em cima do arquirrival.
Em 2000, Flamengo vence o Vasco por 2 a 1 e é campeão carioca
Se no ano anterior o Flamengo havia vencido a Taça Guanabara, em 2.000 chegou à final como campeão da Taça Rio e também sem vantagens para a decisão em ida e volta contra o Vasco, ganhador do primeiro turno. Mas o Rubro-Negro atropelou já na primeira partida, e na segunda voltou a vencer o seu maior rival. Era o bicampeonato que ainda viraria tri.
Em 2001, Flamengo vence o Vasco por 3 a 1 e é campeão carioca
Novamente campeão da Taça Guanabara, o Flamengo chegou para a decisão sem nenhuma vantagem e perdeu o primeiro jogo para o Vasco, ganhador da Taça Rio. Na partida derradeira, o Rubro-Negro precisava vencer por dois gols de diferença e conseguiu com um gol inesquecível para os rubro-negros: aquele de falta de Petkovic no finalzinho, que valeu o inédito tricampeonato.
Em 2004, Jean marca três gols sobre o Vasco e o Flamengo é campeão carioca
Sob comando do atual técnico, Abel Braga, o Flamengo chegou à decisão daquela vez como campeão da Taça Guanabara. O formato ainda era o mesmo, com dois jogos contra o ganhador da Taça Rio, que foi o Vasco. E o Rubro-Negro, que já havia vencido a partida de ida, repetiu a dose na de volta com três gols de Jean, único atacante a fazer hat-trick em decisão de Cariocas.
Em 2006, Flamengo vence o Vasco por 1 a 0 e conquista a Copa do Brasil
Esta foi até hoje a única final entre Flamengo e Vasco fora do Estadual. Naquele ano, pela primeira vez na história, a Copa do Brasil era decidida por um clássico regional. E melhor para o Flamengo, que mesmo sem vantagem venceu os dois jogos contra o Vasco de Valdiran.
Em final polêmica contra o Vasco, Flamengo conquista o Campeonato Carioca
Lá se vão cinco anos da última final de campeonato com o Clássico dos Milhões. E também foi a mais polêmica. Na época, o Flamengo tinha a vantagem de jogar por dois empates na grande decisão por ter sido campeão da Taça Guanabara. E foi o que aconteceu, só que com um gol irregular de Márcio Araújo, em impedimento, nos acréscimos.