Análise: reservas vão mal, e Botafogo tropeça no Grêmio
Por Globo Esporte Domingo, 29 de Setembro de 2024
Era natural pensar em um Botafogo com mudanças para enfrentar o Grêmio. Afinal, o time passou por um teste físico e psicológico acima da conta apenas dois dias antes ao eliminar o São Paulo nas quartas de final da Conmebol Libertadores. Mas o empate sem gols no Mané Garrincha, em Brasília, não pode ficar carimbado pelo desgaste físico.
O Alvinegro jogou mal. Ponto. A equipe comandada por Artur Jorge não foi capaz de superar um Grêmio que, por vezes, se defendeu com seis jogadores na primeira linha defensiva - mas foi perigoso em contra-ataques.
O português optou por cinco mudanças: Igor Jesus, Alex Telles, Savarino, Gregore e Marlon Freitas foram para o banco. A dupla de volantes foi a que mais fez falta.
Danilo Barbosa e Tchê Tchê, escolhidos para ocuparem os lugares no meio-campo, fizeram partidas tímidas e não souberam suprir a intensidade que a dupla titular coloca. Gregore e Marlon, além de contenção, são responsáveis por fazer o Botafogo chegar ao campo de ataque com três ou quatro toques.
— A análise é em função do resultado, não estamos satisfeitos. Temos que admitir que não tivemos um dia muito bom, a verdade é essa. No jogo todo, criamos poucas situações de gol e finalizamos poucas jogadas, tivemos posse de bola muito passiva, com pouco ataque à baliza. Há dias assim, temos que admitir que não foi um bom dia para nós hoje. Temos que virar a página rapidamente porque essa não é a identidade desse Botafogo — disse Artur Jorge.
Por vezes, principalmente no primeiro tempo, o zagueiro Alexander Barboza foi quem tentou levar a bola da defesa ao ataque. O argentino, muitas vezes sem uma opção confiável para passar, praticamente se livrava da bola com uma tentativa de chute ou lançamento mais apurado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/n/O/AvDXrhSBSQGUDyMrHiGg/agif24092823085948.jpg)
Tiquinho Soares lamenta lance em Grêmio x Botafogo — Foto: Kayan Mendes/AGIF
Foi um time lento, de passes simples de serem previstos e ataque pouco móvel. Neste último tópico, há um novo assunto que é importante ser citado: Tiquinho Soares. O camisa 9 passou mais tempo se envolvendo em empurra-empurra em buscas de espaços com Kannemann do que ajudando na troca de passes.
O atacante, que perdeu a vaga de titular para Igor Jesus, viu o 99 entrar no segundo tempo e melhorar a dinâmica do setor em poucos minutos. Júnior Santos, que voltara aos gramados após dois meses afastados de lesão, deu a assistência para o gol anulado de Bastos.
O empate mantém o Botafogo na liderança isolada do Brasileirão, mas o Palmeiras cortou a distância para um ponto após a vitória sobre o Atlético-MG. O Alvinegro volta aos gramados no próximo sábado para enfrentar o Athletico-PR na Ligga Arena enquanto que o rival paulista enfrenta o RB Bragantino no Nabi Abi Chedid.