Compartilhe

Vitória sobre o Galo faz Palmeiras avançar no caminho do título; análise

Por Globo Esporte    Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022


A importante e até improvável vitória por 1 a 0 do Palmeiras contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, serviu para reforçar aquilo que deve ser a tendência nas próximas semanas no futebol brasileiro: o Palmeiras avançou um pouco mais e pode, em breve, começar a ter a liberdade de iniciar uma contagem regressiva para mais um título nacional.

Se na Libertadores o Verdão precisou segurar o Galo com dois jogadores expulsos, o confronto no Brasileirão foi marcado pela quantidade de desfalques do lado palmeirense. Fora de casa. Mas o desempenho segurou o nervoso time atleticano e compensou até os erros graves da arbitragem para somar mais três pontos na liderança.

O anúncio da escalação do Palmeiras faltando uma hora para o início da partida rendeu um exercício mental sobre qual seria o desenho tático. Com muitos desfalques, até no banco de reservas, o Verdão foi para o jogo com três zagueiros e três laterais no time titular como uma alternativa para enfrentar os seis desfalques (Weverton, Gustavo Gómez, Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Fabinho).

 

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Murilo contra o Atlético-MG — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Murilo contra o Atlético-MG — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Em campo, porém, nada de grandes variações – além da necessidade de improvisar na posição de volante de marcação. Coube a Luan a responsabilidade de atuar avançado em uma formação palmeirense que teve Mayke aberto pelo lado direito do ataque.

Atuesta cai na área e pede pênalti

Atuesta cai na área e pede pênalti

Os primeiros minutos preocuparam e tiveram o Atlético como protagonista. Mas a trave, Marcelo Lomba e um sistema defensivo sólido transformaram a animação dos donos da casa em bagunça tática. Quando conquistou espaço no ataque, o Verdão aproveitou e só não ampliou a vantagem por causa dos erros do arbitragem e do VAR, que ignoraram um pênalti em Atuesta e anularam um gol de Breno Lopes.

Central do apito: Sálvio Spínola discorda de anulação de gol do Palmeiras

Central do apito: Sálvio Spínola discorda de anulação de gol do Palmeiras

Um empate era considerado um ótimo resultado e uma derrota totalmente aceitável por causa das circunstâncias. E vieram os três pontos. Eles aumentam o embalo de um time que não perde há 13 jogos, está invicto como visitante e defende a primeira colocação há 19 partidas. Um turno inteiro com Palmeiras na liderança do Brasileirão.

+ Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!

Murilo, do Palmeiras, marcou o gol da vitória contra o Atlético-MG — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Murilo, do Palmeiras, marcou o gol da vitória contra o Atlético-MG — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Por mais supersticioso que o torcedor palmeirense possa ser, é inevitável fugir do simulador do ge e da calculadora para fazer as contas no caminho rumo ao título. Acostumado com grandes conquistas nos últimos anos, é improvável imaginar que tudo comece a dar muito errado para os lados do Verdão e tudo certo para os principais concorrentes. Mas é futebol, claro.

"São dez finais", afirmou João Martins em discurso que vem sendo repetido pelos palmeirenses. Mas o título pode vir antes. Embalado e com uma grande folga, o Verdão parece que iniciou uma contagem regressiva para mais uma conquista do Brasileirão.

« Voltar

DE CHEGADA

Argentino Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo

EXPECTATIVA

Patos se prepara para a etapa final do Rally RN 1500 neste sábado (20)

Veja também...

CRIME NA REDE

Influenciadora é presa suspeita de estimular jogos de azar

MAIS SAÚDE

Exame de colonoscopia passa a ser oferecido pelo Município de Patos

NA PARAÍBA

Patos é destaque no Prêmio 'Prefeitura Empreendedora' do Sebrae com projeto sobre sustentabilidade