Compartilhe

Vitória sobre o Galo faz Palmeiras avançar no caminho do título; análise

Por Globo Esporte    Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022


A importante e até improvável vitória por 1 a 0 do Palmeiras contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, serviu para reforçar aquilo que deve ser a tendência nas próximas semanas no futebol brasileiro: o Palmeiras avançou um pouco mais e pode, em breve, começar a ter a liberdade de iniciar uma contagem regressiva para mais um título nacional.

Se na Libertadores o Verdão precisou segurar o Galo com dois jogadores expulsos, o confronto no Brasileirão foi marcado pela quantidade de desfalques do lado palmeirense. Fora de casa. Mas o desempenho segurou o nervoso time atleticano e compensou até os erros graves da arbitragem para somar mais três pontos na liderança.

O anúncio da escalação do Palmeiras faltando uma hora para o início da partida rendeu um exercício mental sobre qual seria o desenho tático. Com muitos desfalques, até no banco de reservas, o Verdão foi para o jogo com três zagueiros e três laterais no time titular como uma alternativa para enfrentar os seis desfalques (Weverton, Gustavo Gómez, Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Fabinho).

 

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Murilo contra o Atlético-MG — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Murilo contra o Atlético-MG — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Em campo, porém, nada de grandes variações – além da necessidade de improvisar na posição de volante de marcação. Coube a Luan a responsabilidade de atuar avançado em uma formação palmeirense que teve Mayke aberto pelo lado direito do ataque.

Atuesta cai na área e pede pênalti

Atuesta cai na área e pede pênalti

Os primeiros minutos preocuparam e tiveram o Atlético como protagonista. Mas a trave, Marcelo Lomba e um sistema defensivo sólido transformaram a animação dos donos da casa em bagunça tática. Quando conquistou espaço no ataque, o Verdão aproveitou e só não ampliou a vantagem por causa dos erros do arbitragem e do VAR, que ignoraram um pênalti em Atuesta e anularam um gol de Breno Lopes.

Central do apito: Sálvio Spínola discorda de anulação de gol do Palmeiras

Central do apito: Sálvio Spínola discorda de anulação de gol do Palmeiras

Um empate era considerado um ótimo resultado e uma derrota totalmente aceitável por causa das circunstâncias. E vieram os três pontos. Eles aumentam o embalo de um time que não perde há 13 jogos, está invicto como visitante e defende a primeira colocação há 19 partidas. Um turno inteiro com Palmeiras na liderança do Brasileirão.

+ Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!

Murilo, do Palmeiras, marcou o gol da vitória contra o Atlético-MG — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Murilo, do Palmeiras, marcou o gol da vitória contra o Atlético-MG — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Por mais supersticioso que o torcedor palmeirense possa ser, é inevitável fugir do simulador do ge e da calculadora para fazer as contas no caminho rumo ao título. Acostumado com grandes conquistas nos últimos anos, é improvável imaginar que tudo comece a dar muito errado para os lados do Verdão e tudo certo para os principais concorrentes. Mas é futebol, claro.

"São dez finais", afirmou João Martins em discurso que vem sendo repetido pelos palmeirenses. Mas o título pode vir antes. Embalado e com uma grande folga, o Verdão parece que iniciou uma contagem regressiva para mais uma conquista do Brasileirão.

« Voltar

PARAIBANO 2024

Nacional de Patos perde para o Auto Esporte e dá adeus ao Paraibano Sub-20

DEFINIÇÃO

Oitavas de final da Sul-Americana: veja os confrontos e as datas

Veja também...

MUDANÇAS

Paraíba terá dois auditores no STJD pela primeira vez

HOMENAGEM

Filarmônica 26 de Julho comemora 93 anos com alvorada

PREOCUPANTE

Saúde da Paraíba recomenda uso de repelentes em gestantes para prevenir febre Oropouche