
Kroos se surpreende com Flamengo: 'Melhores do Brasil podem competir com a Europa'
Por Globo Esporte Sábado, 20 de Dezembro de 2025
O Flamengo não conquistou o tão sonhado bicampeonato mundial, ao perder nos pênaltis para o PSG na final da Copa Intercontinental na última quarta-feira, no Catar. Mas, por outro lado, conseguiu algo raro: impactar muitos europeus com a forma de jogar.

TNA debate Fla no Intercontinental: "Conseguiu o que nem os últimos campeões conseguiram"
Um deles foi Toni Kroos. O ex-volante alemão, campeão da Copa do Mundo em 2014 e ídolo do Real Madrid, deu entrevista divulgada nesta sexta-feira pela Romário TV, no YouTube. Ele já conquistou o Intercontinental seis vezes (2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022), mas contou que ficou surpreso com o que viu na final de 2025:
— Me surpreende um pouco, mas isso significa que o futebol brasileiro, ou pelo menos as melhores equipes do Brasil, podem competir bem. Porque o PSG, sem nenhuma dúvida, na última temporada foi a melhor equipe da Europa. Agora um pouco menos porque tem alguns lesionados importantes, mas isso significa que o futebol brasileiro está bem e que os melhores times do Brasil podem competir com os da Europa, sim.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/L/t/Fr1iCdRsGZApMm73tkng/gettyimages-1465141374.jpg)
Kroos, com sua sexta taça do Intercontinental — Foto: Alex Grimm /FIFA via Getty Images
A atuação do Flamengo, que empatou em 1 a 1 no tempo normal e perdeu por 2 a 1 nos pênaltis, também foi motivo de elogios dos jogadores do PSG e do técnico Luis Enrique após a final. O treinador espanhol ainda enalteceu Filipe Luís:
— Claramente não é apenas vencedor, defende em qualquer tipo de campo, alto, baixo, time compacto, tem excelentes jogadores. Mentalidade de equipe parecida com PSG. Tivemos de bater no limite superior para bater o Flamengo. Filipe pode treinar qualquer equipe do mundo, é muito jovem.
— Tudo que vimos na análise foi cumprido. Uma equipe que jogou com a bola de maneira perfeita, que também jogou no espaço. São muito rápidos. Claramente é o Flamengo. Esteve num nível muito alto. Fácil não, foi muito difícil, mas a mentalidade e a qualidade dos meus jogadores, de jogar um bom futebol.... Foi um prazer jogar contra o Flamengo. Primeiro tempo defensivo nosso foi incrível, pressionamos o tempo todo. Depois do pênalti a partida ficou mais equilibrada. Parabenizar o Flamengo por toda a temporada.
Na Copa do Mundo de Clubes, disputada nos Estados Unidos, outros brasileiros também fizeram bonito: o Botafogo ganhou do PSG e se classificou no grupo da morte que também tinha o Atlético de Madrid; o Palmeiras teve bom desempenho contra o Porto e foi até as quartas de final, parando no Chelsea; e o Fluminense teve grande atuação diante do Borussia Dortmund, eliminou a Inter de Milão e chegou até a semifinal, também caindo para o campeão Chelsea.