Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Mãe de Patos que teve filha assassinada no Rio Grande do Sul pede justiça para crime cometido pelo companheiro

Por Patos Online com TV SOL   Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026

Em entrevista à TV Sol, Gilberlândia Fernandes, mãe de Ianca Soares Diniz, de 30 anos, assassinada pelo companheiro em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, relatou o sofrimento da família e deixou um alerta às mulheres para que não se submetam a relacionamentos motivados por necessidade ou falsas promessas.

Natural de Patos, no Sertão da Paraíba, Ianca era mãe de seis filhos e, segundo a família, sempre foi uma mulher trabalhadora e determinada. Gilberlândia Fernandes destacou a força e a habilidade da filha, que atuava em serviços pesados na confecção de calçados e bolsas, funções geralmente exercidas por homens. Apesar do esforço, Ianca enfrentava dificuldades financeiras e era a única responsável pelas despesas da casa.

De acordo com o relato, Ianca decidiu deixar Patos após aceitar a proposta de um homem com quem se relacionava havia cerca de três meses, Madiel Silva, de 29 anos. Ele prometeu ajuda, trabalho e um recomeço no Rio Grande do Sul. Mesmo contra a vontade da mãe, a jovem seguiu para São Francisco de Paula movida pela necessidade de sustentar os filhos e quitar dívidas acumuladas. 

Na Serra Gaúcha, Ianca passou a trabalhar na colheita de batatas, enfrentando frio intenso e jornadas exaustivas. Cerca de um mês e meio após a mudança, sua vida foi interrompida de forma trágica.

"Ele pegou ela pela precisão, a necessidade, minha filha tava passando necessidade com os filhos dentro de casa [sic]", afirmou. 

Crime e prisão do acusado

Segundo a mãe, o crime ocorreu após Ianca decidir encerrar o relacionamento, decisão que não teria sido aceita pelo companheiro. O acusado, Madiel Chagas de Oliveira Silva, de 30 anos, foi preso posteriormente na cidade de Bom Jesus (RS) e encontra-se à disposição da Justiça.

Ianca deixou seis filhos, que agora estão sob os cuidados de familiares e dos respectivos pais. A família afirma não buscar vingança, mas justiça.

“Não se iludam. É melhor evitar do que se submeter a certas situações”, disse, ao reforçar que o número de feminicídios tem aumentado de forma alarmante.

 

 

« Voltar

Veja também...

FLAGRANTE

Câmeras flagram no Centro de Patos despejo de material associado a trabalho espiritual em frente a salão

Publicado em Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026
Câmeras flagram no Centro de Patos despejo de material associado a trabalho espiritual em frente a salão

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Priscila Pires

Priscila Pires: Aprecie sem moderação!

Publicado em Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2026
Priscila Pires: Aprecie sem moderação!