Rei do Longão: ciclista paraibano percorre 8.000km até a Argentina em desafio sobre duas rodas
Por Lucas Isidio - Click PB Quinta-Feira, 4 de Dezembro de 2025
O ciclista Sebastião Josenildo, conhecido como Sebastian Estevan, o Rei do Longão, pedalou de João Pessoa até a Argentina ao desafiar-se novamente sobre duas rodas. Sebastian já fez outros percursos, como o de João Pessoa até o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 2024.
Natural de Pirpirituba, no Brejo da Paraíba, Sebastian mora em João Pessoa há mais de 20 anos e descobriu o prazer de pedalar. Desde então, tem feito desafios de longão, como são chamadas as corridas e pedaladas de grandes distâncias.
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (3), Sebastian contou que esse desafio inclui percorrer mais de oito mil quilômetros em 60 dias de João Pessoa até Ushuaia, na Argentina, que é conhecido como o ‘fim do mundo’.
“Eu saí para esse desafio partindo do Farol do Cabo Branco rumo ao ‘fim do mundo’, que é a cidade de Ushuaia [na Argentina]”, contou ele.
O ciclista paraibano narrou como faz o percurso, quantos quilômetros por dia percorre, e onde descansa no trajeto.
“Por dia, dentro do Brasil, eu pedalava, em média, de 180 a 200 quilômetros por dia para ganhar tempo. Eu saí de João Pessoa apenas com mochila e com a roupa reserva até a cidade de Foz do Iguaçu, onde eu comprei uma barraca e passei a acampar dentro da Argentina”, explicou.
“No Brasil, eu sempre pedalava durante o dia, por conta de segurança, porque é perigoso pedalar a noite nas BR’s. Eu pedalava das 5h da manhã até 17h30 ou 18h e dormia em pousada. Eu sempre me programava para saber se na cidade tinha pousada. E aqui na Argentina o cronograma é o mesmo: pedalar somente durante o dia e chegar a algum posto de gasolina e montar a barraca para dormir”, acrescentou.
Nesta quarta-feira, o paraibano estava a 60km do destino, Ushuaia. Ele relatou do que está sentindo falta após quase dois meses longe da Paraíba.
“O que eu estou sentindo mais falta é a nossa comida tradicional, o nosso feijão, arroz, macarrão, cuscuz com carne de charque”, brincou Sebastian, aos risos.
O ciclista planejou fazer o percurso apenas até Foz do Iguaçu, mas contou com o incentivo do chefe para pedalar até Ushuaia. O dono da empresa onde ele trabalha até lhe deu uns dias de folga para a conclusão do trajeto e garantiu o seu retorno ao Brasil de avião.
No perfil no Instagram, @reidolongao, Sebastian Estevan compartilha a rotina como ciclista e a viagem sobre duas rodas que está concluído na Argentina.