Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

[VÍDEO] Meteorologista alerta que quadra chuvosa de 2026 deve ser abaixo da média no Semiárido

Por Redação 40 Graus com Patos Verdade   Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2026

O meteorologista e consultor do agronégocio, Rodrigo Cézar, afirmou que a quadra chuvosa de 2026 no interior da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, além de áreas do Maranhão, Piauí e extremo norte da Bahia, deverá registrar chuvas variando entre a média e valores abaixo da média.

Segundo ele, janeiro já confirmou o cenário previsto de pouca recarga para os grandes reservatórios da região, com exceção do sul do Ceará, onde as chuvas ficaram acima do esperado.

OUÇA: Meteorologista Rodrigo Cézar alerta: quadra chuvosa de 2026 deve ter chuvas abaixo da média no semiárido do Nordeste
Arte visual - Patosverdade

 

A previsão para o período entre fevereiro e maio, quando atua com mais força a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), aponta para precipitações mal distribuídas e bastante irregulares, influenciadas pelo Atlântico Sul mais frio que o normal.

Rodrigo Cézar destacou que cidades do sertão paraibano devem encerrar o ano com volumes abaixo das médias históricas, como Patos (715 mm), Pombal (733 mm), Sousa (872 mm) e Cajazeiras (900 mm).

Quanto aos reservatórios, o complexo Coremas-Mãe d’Água pode ter recarga inferior a 10%, enquanto outras barragens importantes, como Capoeira, Lagoa do Arroz e Engenheiro Ávidos, devem ficar abaixo de 30%.

O retorno das chuvas está previsto entre os dias 5 e 10 de fevereiro, porém em padrão isolado e irregular, com algumas áreas podendo registrar bons acumulados, enquanto outras terão pouca ou nenhuma precipitação.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Priscila Pires

Priscila Pires: Aprecie sem moderação!

Publicado em Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2026
Priscila Pires: Aprecie sem moderação!