Polícia Federal vai investigar Bolsonaro e outros por condutas na pandemia da Covid-19

Por Redação 40 Graus Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou ao Palácio do Planalto que pretende destravar a votação do Projeto de Lei do Imposto de Renda (PL do IR) já na próxima semana. O tema deve ser o principal ponto da reunião de líderes partidários marcada para terça-feira (23).
De acordo com a movimentação de Motta, é visto como um gesto político ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a derrota do governo na votação da urgência do PL da anistia, aprovada na noite de quarta-feira (17).
O projeto do Imposto de Renda, que amplia a faixa de isenção, é considerado uma das prioridades do governo e visto como uma bandeira eleitoral de Lula para 2026. O texto foi aprovado em comissão especial em julho, mas desde então estava parado por divergências sobre como compensar o impacto fiscal estimado em R$ 25 bilhões.
Enquanto isso, o Senado decidiu desengavetar um projeto semelhante, em uma espécie de pressão sobre a Câmara. A proposta será relatada por Renan Calheiros (MDB-AL), adversário do relator do texto da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).