Compartilhe

Policiais e bombeiros aguardam até terça-feira por resposta do Governo da PB sobre reajuste

Por Jornal da Paraíba    Sábado, 15 de Fevereiro de 2020


A próxima semana promete ser decisiva para o embate entre policiais civis, militares e bombeiros da Paraíba. O Fórum das Entidades das três categorias divulgou uma nota, esclarecendo que a resposta sobre as reivindicações feitas ao Governo da Paraíba deve ser dada até terça-feira (18). No mesmo documento, a organização sinaliza que, caso não haja acordo, serão programadas paralisações de 12h e 24h.

Um dia antes, às 07h30, está programado um café da manhã com as esposas e filhas dos policiais, na Praça dos Três Poderes. O comando do Fórum também frisou que as paralisações podem ser comunicadas com um dia de antecedência. Caso não haja resposta do Governo, o primeiro movimento de parada pode acontecer exatamente no dia do desfile do Muriçocas do Miramar, considerado o maior bloco carnavalesco da Capital.

Na semana passada, o Fórum das Entidades das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado não chegaram a um acordo, em relação ao pedido de reajuste nos salários dos servidores da segurança pública. Durante um protesto na Praça dos Três Poderes, o movimento decidiu que os órgãos iriam iniciar imediatamente uma greve branca.

A proposta apresentada pelo Governo foi para incorporar 30% na bolsa desempenho em 60 meses, além de 5% de reajuste em outubro para os ativos e na bolsa desempenho. Já a proposta dos policiais e bombeiros era de incorporar 100% na bolsa desempenho em 36 meses e um reajuste de 24% pelos próximos dois anos.

Em nota, o Fórum detalhou a cronologia dos últimos acontecimentos, além de já adiantar a possibilidade de paralisação nos próximos dias:

O Fórum das Entidades das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, representando 20.149 policiais, relata aos seus associados e a quem interessar que:

No dia 07 de fevereiro de 2020, foi aberta uma nova rodada de negociações, momento em que foi apresentada a 5ª proposta ao Secretário de Segurança, Dr. Jean Francisco;

No dia 10 de fevereiro de 2020, os Secretários de Segurança e da Administração receberam as entidades do Fórum, para que a equipe técnica da administração pudesse entender a proposta e fazer o impacto financeiro;

Na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020, a equipe técnica da Secretaria de Administração apresentou a repercussão financeira, que constatando uma redução de 67,9% do impacto em relação à proposta anterior;

O impacto financeiro da 5ª proposta do Fórum caiu, em relação à anterior, de 1 Bilhão em 400 Milhões para 476 Milhões, segundo estudos realizados pela própria Administração;

No dia 14 de fevereiro, os Secretários de Segurança e da Administração estiveram com o Governador do Estado e apresentaram os dados da repercussão financeira. O Governador marcou para segunda-feira uma reunião com toda a equipe econômica, haja vista que o Secretário da Fazenda estava viajando no dia de hoje e ajustou para a próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro de 2020, uma resposta oficial do Governo ao Fórum.

Diante de tais acontecimentos, demonstrando que o Fórum está aberto ao diálogo e pretende resolver essa situação o mais rápido possível, atenderemos ao pedido do Governo e aguardaremos uma resposta até a próxima terça-feira.

« Voltar

LUTA GRANDE

É possível 'queimar' barriga? Entenda por que fórmulas milagrosas não funcionam para perda de peso

NO SERTÃO

Patos foi a segunda cidade da PB a vacinar mais pessoas no Dia D de vacinação

Veja também...

NA PARAÍBA

Mais três envolvidos em tentativa de assalto a carro-forte são presos na região de Patos

NA PARAÍBA

Terremotos podem afetar Paraíba e outros estados do Nordeste nos próximos anos

NA PARAÍBA

Aline Barros vai se apresentar no São João de Santa Rita com cachê de R$ 220 mil