Compartilhe

[VÍDEOS] Obras do Brigadeiro Firmino Ayres avançam e Aeroporto de Patos ganha forma

Por Vicente Conserva - 40 graus    Domingo, 27 de Abril de 2025


A cada dia que se passa as obras do novo Brigadeiro Firmino Ayres avançam e o Aeroporto de Patos ganha mais forma. Na mais recente visita ao canteiro de obras, nesta semana, tocadas pela Empreiteira Rocha Cavalcante, é possível vislumbrar o que será o projeto futurista quando ele ficar totalmente pronto.

A obra do aeroporto é dividida em dois setores: o Lado Ar e o Lado Terra. Os trabalhos do Lado Terra compreendem a construção do terminal de passageiros e do estacionamento. Já o Lado Ar inclui a pista de pouso e decolagem, a pista de taxiway (de manobra), o pátio de estacionamento de aeronaves e toda a pista asfaltada, que já estão prontos, além da construção da área de abastecimento das aeronaves, que se encontra em execução.

Estão envolvidos na obra, que está a todo vapor, mais de 70 profissionais.

Toda a parte de atividades de drenagem, instalação da cerca patrimonial e terraplenagem dos espaços que ainda faltam conclusão já foram realizados.

Imagem do WhatsApp de 2025- 22.18.32_c3739f7d

Para o secretário Deusdete Queiroga, a autorização da SAC para construção do terminal de passageiros, representa um impulso bem maior na execução da obra. Segundo ele, a expectativa é que no primeiro trimestre de 2025, seja inaugurado o novo Aeroporto de Patos. Conforme explicou, “o antigo será demolido e será construído um novo terminal bem mais amplo, com melhores condições de atendimento à população da Região Metropolitana de Patos, composta por 24 municípios”.

Imagem do WhatsApp de 2025-04 13.17.39_50847a6c

O aeroporto será referência no Sertão do estado e poderá receber aviões de até 72 assentos. O investimento na obra foi de mais de 35 milhões de reais, em parceria com o governo federal. Desse montante, R$ 22 milhões são provenientes do Governo Federal, enquanto o Governo do Estado contribui com uma contrapartida de R$ 13,8 milhões.

O Projeto - O novo Aeroporto terá capacidade de atendimento de 80 passageiros, tanto de embarque quanto desembarque e de três aeronaves ATR-72-600, com capacidade de 72 passageiros cada. A pista tem uma extensão de 1.600 metros.

O novo projeto prevê que o terminal de passageiros tenha sua área em 715,80 m², como também uma Central de Utilidade de 232,78 m², para administração e outras demandas.

O Terminal de Passageiros (TPS) poderá ser modulado para expansão futura com o aumento da demanda, pelos lados Leste e Oeste, sem prejudicar o atendimento, podendo chegar até uma área de 1.974 m².

« Voltar

NO SERTÃO

Juiz determina internação provisória de homem que ateou fogo em sua própria residência em Patos

NA PARAÍBA

Advogado com espectro autista faz sustentação histórica no Tribunal de Justiça da Paraíba

Veja também...

BOA NOTÍCIA

Tide anuncia aumento de 10% para os servidores da Câmara de Patos e antecipação de 50% do 13º salário

SEM NEGÓCIO

Ancelotti volta atrás e recusa oferta da CBF para assumir a seleção

SEM NEGÓCIO

Real emperra acordo entre Ancelotti e a Seleção; CBF encerra negociação