Compartilhe

Trânsito de Patos será monitorado por câmeras em pontos estratégicos

Por Redação com Portal TV Sol e Patos Online    Quarta-Feira, 8 de Fevereiro de 2023


Uma nova sistemática que irá mudar a realidade no monitoramento do trânsito de Patos. É o que promete a Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTrans) que está instalando 10 (dez) câmeras localizadas em pontos estratégicos do Centro da cidade, que irão fazer parte do novo serviço de videomonitoramento em locais onde são registrados o maior número de irregularidades no trânsito.

 Para isso, órgão irá instalar uma Central de Controle Operacional de Trânsito (CCOT), que funcionará 24 horas.

Para o superintendente da STTrans, Elucinaldo Laurindo, esse avanço tecnológico irá melhorar o trânsito na cidade de Patos, tornando-o mais eficiente e seguro

Ele informou ainda que já foram instalados dez pontos de câmeras no Centro da cidade, faltando apenas finalizar a parte de estrutura da sala onde ficará a Central de Controle, para que o serviço passe a ser utilizado, com previsão de início para o mês de abril.

De acordo com Elucinaldo, dois agentes de trânsito serão os responsáveis por operacionalizar a Central de Videomonitoramento, e estarão acompanhando em tempo real o fluxo de veículos e possíveis infrações cometidas: “Com essa metodologia nós vamos conseguir garantir uma fluidez maior, evitando que os veículos estacionem em fila dupla e que o pedestre tenha o seu direito válido quando tentar atravessar a faixa de pedestres”, comentou.

Elucinaldo (1)

Ele também informou que os agentes de trânsito passarão por um treinamento e também haverá um período de conscientização da população para que só depois sejam lavrados os autos de infração.

As câmeras têm um alcance de até 3 quilômetros e foram instaladas em algumas ruas, como: Rua Pedro Firmino, Rua Rui Barbosa, Avenida Sólon de Lucena, Rua Peregrino Filho, Rua Leôncio Wanderley, Rua Joaquim Leitão, Rua Peregrino de Carvalho e Rua Bossuet Wanderley. Todos os pontos serão devidamente sinalizados.

Além disso, as imagens do sistema de videomonitoramento também serão disponibilizadas para outros órgãos de segurança, já que as câmeras contam com um leitor especial de placas de veículos: “Vamos imaginar que um veículo tenha algum mandado de busca e apreensão, seja um veículo roubado, as câmeras, ao detectarem a placa daquele veículo, fazem a leitura e automaticamente nós acionamos a Polícia Militar ou até mesmo a Polícia Rodoviária Federal”, disse Elucinaldo.

 “Com a Central de Videomonitoramento, nós vamos estar acompanhando todo o centro da cidade de Patos através mesmo aqui da sede da STTrans. Os agentes não vão sair da rua, nós apenas vamos ter uma ferramenta a mais para monitorar e acompanhar o trânsito da cidade de Patos. Os agentes estarão na rua, mas também monitorando aqui dentro da própria STTrans”, destacou o superintendente.

« Voltar

ABSURDO

Mulher é submetida a cirurgia cesariana sem estar grávida no RN

MAIS EDUCAÇÃO

Escola Pública de Trânsito de Patos leva boas práticas com o Projeto Agente de Trânsito Mirim

Veja também...

BRASILEIRÃO

Escalação do Flamengo: time terá volta de titulares contra o Botafogo

NO SERTÃO

Homem é preso por estuprar a sobrinha durante cinco anos; vítima tem HIV após abusos

POLÊMICA

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD