Compartilhe

Comitiva prepara estudo técnico de viabilidade para construção de estrada que será alternativa para Serra de Teixeira

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Terça-Feira, 7 de Fevereiro de 2023


Prefeitos e representantes de municípios da Região de Patos fizeram, nesta segunda-feira (06), mais uma visita in loco no local onde está sendo aberta novamente uma "estrada" que teve início em 1933. A obra poderá ser a nova ligação entre os municípios de São José do Bonfim e Teixeira, na Região Metropolitana de Patos.

De acordo com o chefe do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba, em Patos (DER-PB), Madiel Conserva, a equipe foi fazer um levantamento para saber quais máquinas e equipamentos serão necessários para esta segunda etapa da obra.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-06 13.06.48

“Nós viemos para verificar umas demandas que surgiram aqui, para sabermos os tipos de equipamentos que serão necessários para abrir a estrada até Teixeira e vamos encaminhar um relatório para Dr. Carlos, Superintendente do DER-PB, para que o órgão possa fazer os estudos de viabilidade”, disse Madiel.

Algumas obras de arte foram iniciadas em torno de 9.2km, aonde evitará as curvas e subidas da Serra de Teixeira atual da PB 262.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-06 13.06.52

A comitiva, capitaneada pelo prefeito de Patos, Nabor Wanderley, tinha ainda a presença do prefeito de Matureia, Zé Pereira, Rosalba Motta, ex-prefeita e secretária de São José do Bonfim, bem como Miguel Motta, ex-prefeito e secretários e técnicos do DER.

Madiel ressaltou que foi necessário que uma equipe técnica visitasse o local e fizesse uma análise da situação. “A próxima etapa é encostar o maquinário para dar início aos trabalhos de construção da estrada”, completou ele.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-0607.08

“Ainda hoje, vamos encaminhar o relatório dizendo das necessidades e possamos começar os serviços o mais rápido possível”, finalizou.

Viabilidade

Técnicos e engenheiros do Governo do Estado estiveram em janeiro, juntamente com uma equipe de topografia, realizando uma visita técnica a estrada. O objetivo da visita foi fazer uma análise do trajeto e um estudo completo da área.

3km de estrada já foram reabertos pela Prefeitura de São José do Bonfim.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-06) 13.07.11

O projeto da nova rodovia já conta com alguns apoios, como o gestor de Teixeira, Wenceslau Souza, o prefeito e a ex-prefeita de São José do Bonfim, Esaú Nóbrega e Rosalba Motta, e também o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, que estão imbuídos de resolver e levar esse projeto à sua conclusão.

Nabor ressaltou que tão logo seja feito o estudo de viabilidade, o governador se comprometeu em analisá-lo e procurar recursos para obra.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-06 13.07.12

Imagem do WhatsApp de 2023-02-06) 13.07.09

O projeto inicial foi desenvolvido em 1925 e tinha como objetivo interligar os estados do Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, justamente por esse traçado, passando por Teixeira, São José do Bonfim e Patos, aqui na Paraíba, integrando a BR-110, seguindo para Caicó e Mossoró, no RN, e de lá seguindo até Fortaleza, no estado do Ceará.

No entanto, a obra foi abandonada em 1933 por motivações políticas ainda no Governo Getúlio Vargas.

« Voltar

LUTO

Sob forte comoção, corpos das vítimas de acidente entre van de estudantes e trator são enterrados

NA PARAÍBA

Ex-funcionária trans processa O Boticário por preconceito e violência psicológica, na Paraíba

Veja também...

NO SERTÃO

Vereadores de Patos aprovam, em última votação, aumento de salário deles, do prefeito, vice e secretários

NA PARAÍBA

Diamante, Boa Ventura e São José de Piranhas são os municípios mais chuvosos em abril

NA PARAÍBA

Quatro são presos em operação contra organização criminosa em Teixeira, Desterro e J. Pessoa