Compartilhe

Veículos com licenciamento atrasado poderão ser multados pela STTrans por videomonitoramento

Por Redação 40 Graus    Segunda-Feira, 31 de Julho de 2023


Já funcionando há alguns meses, a Central de Vídeo Monitoramento da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTrans) passa a ter competência para multar veículos que estejam com licenciamento atrasados a partir das mudanças na legislação de trânsito dentro do novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

A informação veio por meio do coordenador do Núcleo de Educação de Trânsito da STTrans, Antônio Coelho, que explicou que a nova regra entrou em vigor em janeiro de 2023, trazendo essa nova competência para os órgãos municipais.

Coelho ressaltou ainda que a STTrans agora tem competência para fiscalizar, autuar e recolher os veículos não licenciados que circulam na cidade de Patos, inclusive os veículos estacionados irregularmente, que não serão mais liberados.

De acordo com a nova legislação, a autuação com aplicação de multas agora pode ser feita mesmo sem abordagens desses veículos, com isso, a fiscalização pode ser realizada pelo sistema de videomonitoramento.

“Por muitos anos, o pessoal que conduzia veículo não licenciado somente seria pego em blitz, onde teria seus veículos removidos. Agora, o CONTRAN permite que seja feito sem abordagem e com isso, se permite também que essa fiscalização possa ser feita pelo videomonitoramento. Os motoristas fiquem atentos, mesmo não sendo abordado, pode estar sendo contado e acumulando multas de trânsito no seu veículo. Uma vez acumulada essas multas, quando for pego em outras fiscalizações presenciais, o veículo poderá ser recolhido e aí, somente é liberado mediante quitação desses débitos de multa”, disse Antônio Coelho.

Já o superintendente da autarquia, Elucinaldo Laurindo, explicou que uma mudança na Lei Federal passa a permitir que órgãos municipais também autuem veículos que estejam com pendências, o que antes era de competência exclusiva do governo do estado, através do Detran. Agora, o órgão ligado à prefeitura de Patos terá competência para autuar veículos com dívidas e irregularidades, mas ainda não está em funcionamento. 

Elucinaldo ressaltou ainda que serão necessárias algumas mudanças no sistema do DETRAN para que a lei passe a valer e a STTRANS de fato comece a abordar veículos com licenciamento atrasado. Mas o superintendente esclareceu que a informação de que veículos estão sendo multados pelas câmeras, não procede. 

"Quero tranquilizar a população com relação a isso. O que existe é uma atualização, uma nova regulamentação da legislação federal, onde os órgãos municipais podem autuar, o que antes era de competência exclusiva do estado. A população pode ficar tranquila, nós não estamos fiscalizando veículos atrasados pelo videomonitoramento, até porque é necessário que o Detran atualize o sistema para que possamos fazer lançamentos. E não houve nenhuma atualização", esclareceu Laurindo. 

Ainda segundo o superintendente, o órgão agora terá competência de punir condutores que dirijam sob efeito de álcool, dirijam sem habilitação, com licenciamento atrasado, e outros.

« Voltar

CULTURA

Prefeito Jucélio anuncia atrações do João Pedro de Mãe d’Água

HOMENAGEM

Rua Peregrino Filho recebe busto de Dom Gerardo em Patos

Veja também...

CONSUMIDOR

Governo determina recolhimento de três marcas de café impróprias para consumo

BRASILEIRÃO

Fluminense e Vasco se encontram em clássico no Maracanã

NA PARAÍBA

Lula confirma visita a Paraíba para entrega de ramal do São Francisco na próxima quarta