Patos recebe segunda Carreta da Saúde com exames de tomografia pelo programa Agora Tem Especialistas
Por Secom - Patos Sábado, 29 de Novembro de 2025
A cidade de Patos recebeu, na manhã desta quinta-feira (28), a segunda Carreta da Saúde enviada pelo Ministério da Saúde dentro do programa Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento. Desta vez, a estrutura é dedicada à realização de exames de imagem, com foco em tomografia computadorizada, ampliando o acesso ao diagnóstico para toda a macrorregião.
A solenidade de acolhida ocorreu no Terreiro do Forró e reuniu o prefeito Nabor Wanderley, o secretário municipal de Saúde, Leônidas Medeiros, a médica Olivia Motta, o representante do Ministério da Saúde, Felipe Proença, além de prefeitos da região, profissionais de saúde, vereadores e a população.
Mais de 1.300 exames previstos
O prefeito Nabor Wanderley destacou a importância da ação para fortalecer a rede de saúde: “Serão mais de 1.300 exames realizados, garantindo diagnóstico e prevenção para a nossa população.”
Ele reforçou a parceria entre município, Governo Federal e Governo do Estado, além do empenho do deputado federal Hugo Motta, essencial para trazer investimentos que beneficiam o Sertão.

Ampliação histórica da capacidade de diagnóstico
Representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Felipe Proença explicou que a carreta instalada em Patos é uma das três unidades existentes no Brasil para tomografias dentro do Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento:
“Aqui na região, existem apenas dois aparelhos públicos de tomografia. A carreta agrega um terceiro equipamento para aumentar a capacidade de realização dos exames e reduzir o tempo de espera. Nosso objetivo é diminuir filas, acelerar diagnósticos e cuidar bem das pessoas.”
Atendimento organizado pela regulação municipal

A enfermeira Jodely Lucena, coordenadora dos atendimentos, destacou o impacto positivo da passagem recente da Carreta da Saúde da Mulher:
“Foram 40 dias em que conseguimos adiantar dezenas de exames, identificar achados importantes e encaminhar pacientes para o Hospital do Bem. Agora, com a carreta de tomografia, nossa meta é atender pelo menos 1.400 pacientes neste período e reduzir ao máximo a demanda reprimida.”
Para realizar o exame, o paciente precisa estar regulado pela sua Unidade Básica de Saúde. Após avaliação médica, a solicitação é enviada para a Central de Regulação, que agenda data e horário para atendimento na carreta.
« Voltar
.jpeg)