Compartilhe

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina contra o HPV

Por Redação 40 Graus    Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024


Ministério da Saúde incluiu um novo grupo para receber a vacina contra o HPV e incluiu ao SUS um medicamento para pacientes portadores do HIV. Desde o dia 22 deste mês, pacientes com PRR (papilomatose respiratória recorrente) passaram a fazer parte do grupo prioritário para receber a vacina contra o HPV. A vacina será ofertada mediante apresentação de prescrição médica. E para os menores de 18 anos, é necessário documento com consentimento dos pais ou responsáveis.

De acordo com a pasta, a decisão foi embasada em estudos que demonstraram os benefícios da vacina como tratamento complementar, reduzindo significativamente a recorrência da doença em pacientes vacinados. A PRR é uma condição rara causada pelo próprio HPV, caracterizada por verrugas nas vias respiratórias. O tratamento cirúrgico é comum, porém as recorrências são frequentes e podem ser graves, especialmente em crianças.

Desde 2006, a vacina contra o HPV tem sido considerada parte do tratamento, apresentando resultados encorajadores. A vacina estará disponível mediante prescrição médica, com consentimento dos pais para menores de 18 anos.

Recentemente, o Ministério da Saúde também anunciou que a vacina contra o HPV será aplicada em dose única no SUS, recomendada para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Imunossuprimidos e vítimas de violência sexual continuarão seguindo o esquema anterior de até três doses.

Segundo o Ministério da Saúde, a adoção da dose única visa intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus, dobrando a capacidade de imunização dos estoques disponíveis no país. A estratégia segue as recomendações mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), embasada em estudos que evidenciam a eficácia do esquema.

« Voltar

NO SERTÃO

Francisca Motta protesta contra demissão de médica do Hospital do Bem, em Patos

NA PARAÍBA

Promulgada lei que proibe fogos de artifício com estampido na Paraíba

Veja também...

OBRAS

Secretaria de Infraestrutura de Patos realiza serviços de tapa-buraco no bairro dos Estados

SOLIDARIEDADE

São João de Patos: Lounge VAIDEBET arrecada 1,5 toneladas de alimentos para população carente

RECUPERADO

Polícia Militar recupera em Patos carro furtado