Um pescador de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, capturou um peixe-leão quando pescava no mar. O animal é uma espécie invasora e não possui predadores naturais na costa brasileira.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o pescador, conhecido como Biu, demonstra surpresa ao capturar o peixe-leão, pois nunca havia visto um de perto. “Só vejo o povo falar na televisão, olha ele aí”, diz ao mostrar o animal.
A presença do peixe já foi registrada outras vezes por paraibanos.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o peixe-leão apresenta 13 espinhos em sua nadadeira dorsal, em em cada nadadeira pélvica e três na nadadeira anal, sendo esses capazes de emitir uma toxina capaz de causar náusea, dor e convulsões em humanos.
Nos locais em que ele é localizado, a sua contenção é feita por meio de armadilhas.
A espécie de peixe é natural da Ásia, mas alcançou o oceano atlântico a partir do Caribe e já foi encontrado ao longo da costa brasileira. Esta dispersão do animal é motivo de preocupação por pesquisadores do mundo inteiro.
O peixe é uma das espécies que causa maior dano à fauna marinha local durante seu processo de invasão.
De acordo com o ICMBio isso ocorre porque essa espécie é predadora generalista, ou seja, apresentam capacidade de consumir grande quantidade de peixes nativos, podendo até mesmo causar a extinção dos peixes locais.
« Voltar