Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Vídeo mostra assessor de Bolsonaro tentando reaver joias retidas pela Receita no apagar das luzes

Por Brasil 247   Quarta-Feira, 8 de Março de 2023

Foram divulgadas nesta quarta-feira (8) imagens exclusivas do enviado especial da Presidência da República, o primeiro-sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva, tentando reaver, no apagar das luzes de 2022, as joias de R$ 16,5 milhões recebidas pelo governo Bolsonaro (PL) pela Arábia Saudita.

O vídeo foi obtido em primeira mão pela repórter Andréia Sadi e pelo repórter Arthur Guimarães, da Rede Globo. As imagens contrariam versão de Bolsonaro de que não sabia das existência das joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões.

As joias foram encontradas na mala do assessor do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e ficaram retidas na alfândega da Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos.

Na gravação, Jairo tenta convencer o auditor da Receita a liberar o pacote de joias, mostrando uma mensagem que constava em seu celular e tinha como destinatário Júlio César Vieira Gomes, o então chefe da Receita Federal.

O enviado especial da Presidência, inclusive, tenta fazer o auditor atender a uma ligação telefônica, mas o servidor da Receita se nega a falar pelo celular.

Após outras tentativas de convencimento para reaver o pacote por parte de Jairo, o auditor explica que seria necessário um trâmite legal e a confecção de um documento chamado Ato de Destinação de Mercadoria (ADM) para poder incorporar o pacote.

“Eu não tenho conhecimento dessa liberação [do pacote das joias]. Não sei onde estaria, talvez no cofre, mas eu não tenho acesso. Não sei se teve algum atropelo, alguma coisa com muita urgência…”, declarou o auditor.

Jairo, então, o interrompeu e afirmou: “é de urgência, com certeza.”

Em outro momento, Jairo afirma que a recuperação das joias faz parte do processo de transição entre o governo Bolsonaro e o governo Lula (PT): “tanto que isso aqui faz parte da passagem, não pode ter nada do antigo pro próximo. Tem que tirar tudo, tem que levar. É burocracia”.

Confira o vídeo abaixo:

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

LÍGIA MARTINS

Ligia Martins: Ela vai seduzir você...

Publicado em Sábado, 16 de Maio de 2026
Ligia Martins: Ela vai seduzir você...