Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Meteorologista faz teste de temperatura em várias superfícies em Patos chegando a 82 graus em algumas delas

Por Vicente Conserva - 40 Graus   Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

Não é à toa que um dos títulos de Patos, no interior da Paraíba, é de Morada do Sol. Acostumado a calor o ano inteiro, o patoense talvez não tenha noção das altas temperaturas que podem ser registradas, não só ambiente, mas em superfícies diversas no seu dia a dia, principalmente nesta época do ano quando o calor é maior e considerado extremo.

A reportagem do Portal 40 Graus levou o meteorologista, Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, professor doutor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), para medir a temperatura em diversas superfícies, nas ruas da cidade, que fazem parte do dia a dia da população e que podem ser o diferencial na hora de escolher o que fazer para diminuir os efeitos das altas temperaturas.

Mário disse que, sobretudo nessa época do ano, é possível que as zonas de calor na cidade aumentem ainda mais transformando o dia do patoense em um verdadeiro caldeirão devido a fatores diversos.

E para constatar isso, Mário saiu às ruas nesse sábado (24 de janeiro) para fazer tais registros, utilizando um sensor de temperatura de alta precisão (que mede umidade do ar, pressão atmosférica e a temperatura), e um sensor infravermelho que mede a temperatura de qualquer superfície.

Para espanto de muitos, os equipamentos registraram, às 11h, temperaturas que chegaram a 75,5 graus celsius em algumas superfícies, como em um banco da cor preta de uma motocicleta. Mário disse que no dia anterior, ele tinha feito a mesma medição, ao meio dia, e a temperatura chegou a 82º.

Com umidade do ar em torno de 33% apenas naquele instante, o reflexo do calor foi ainda maior tornando qualquer ambiente mais quente que o usual.

sombra

Teste feito na calçada à sombra

asfalto preto

Teste feito no asfalto às 11h

banco preto

Teste feito no banco de uma moto – cor preta

banco marrom

Teste feito no banco de uma moto – cor marrom

banco vermelho

Teste feito no banco de uma moto – cor vermelha

calcada preta

Teste feito na calçada na cor preta

calcada branca

Teste feito na calçada na cor branca

Fizemos vários testes em superfícies e ambientes diversos com temperaturas bastante variadas. No asfalto, por exemplo, a temperatura chegou a 55.9º enquanto que na calçada à sobra, essa temperatura caiu para 33 graus. Mário disse, porém, que no dia anterior, após 13h, a temperatura no asfalto passou dos 80º.

Veja agora os testes feitos pela nossa reportagem.

O meteorologista ainda mediu a temperatura em veículos de cores diversas que interferem diretamente no calor sentido.

 

Outro detalhe importante para quem mora em cidades quentes como Patos, é saber qual roupa escolher para sair, bem como a cor ideal para não sentir tanto os efeitos dos raios solares quando baterem diretamente no tecido que vai influenciar na sensação térmica e calor sentido pelo corpo.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Priscila Pires

Priscila Pires: Aprecie sem moderação!

Publicado em Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2026
Priscila Pires: Aprecie sem moderação!