Jair Bolsonaro já especula data para ser levado a prisão da Papuda
Por O Globo Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2025
O temor de ir para a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, tornou-se quase uma certeza para Jair Bolsonaro. Em conversas com aliados que o visitaram nos últimos dias, o ex-presidente passou a tratar essa possibilidade como algo concreto e demonstrou não ver grandes chances de reverter esse cenário, ao menos num primeiro momento.
A dois interlocutores, o ex-presidente se descreveu como “injustiçado” e “perseguido”, e, mais uma vez, atribuiu a culpa ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Bolsonaro e seus aliados já especulam até uma possível data para que ele seja levado à Papuda: 14 de novembro. Eles acreditam que é um dia simbólica, por ter sido nesta data, em 2014, que foi deflagrada a sétima fase da Lava Jato, considerada um divisor de águas na operação. Na ocasião, foram detidos o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, além de alguns dos principais empreiteiros do país que depois se tornaram delatores.
Nesta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF) encaminhou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes solicitando a realização de um laudo médico de Bolsonaro, para analisar se ele possui condições clínicas de ser encaminhado a unidades prisionais. A decretação da prisão do capitão reformado deve ser proferida após o esgotamento do julgamento de recursos no processo da trama golpista, o que ocorre até o fim do ano.
Moraes entendeu que não é o momento de analisar a solicitação. O ex-presidente foi condenado a 27 anos de prisão no julgamento da tentativa de golpe. O ministro vai definir o local da prisão. Entre as possibilidades estão a Papuda e uma sala na Polícia Federal.