Noite de chuva é registrada no interior da Paraíba
Por Redação 40 Graus com G1 PB Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2026
Um forte vendaval acompanhado de chuva atingiu a cidade de Patos no final da tarde desta quinta-feira (5), causando uma série de danos em diferentes pontos do município. O fenômeno durou aproximadamente 15 minutos, mas foi suficiente para derrubar árvores, estruturas metálicas, provocar prejuízos em empresas e deixar vários bairros sem fornecimento de energia elétrica.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o teto de uma concessionária desabado e postes quebrados. Veja abaixo.
As fortes rajadas de vento também destruíram as tendas que haviam sido montadas na Alça Sudeste para a prévia do carnaval, que começa neste sábado, dia 7, além de derrubar contêineres metálicos utilizados para armazenar equipamentos da construção civil. Muros residenciais também não resistiram à força do vendaval, como no condomínio Vila Real.
Na Alça Sudeste - tendas e containers colocado para Sol Folia
Teto de uma concessionária que foi abaixo
A cidade de Patos está sob alerta de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas de até 50mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. Outras 156 cidades do estado estão sob o mesmo alerta, a maioria localizadas no Sertão.

Em relação aos transtornos, o registro do teto da concessionária caído mostra que apenas parte da estrutura desabou sobre os carros. Os postes quebrados são de um material semelhante ao ferro e aparecem dobrados ao meio.
Entre os locais mais afetados, na Zona Leste, está o giradouro localizado na saída da cidade para Campina Grande, onde postes metálicos foram derrubados pela força do vento. O vendaval também estourou os vidros da Via Lest, loja de veículos do empresário Siduca, além de causar danos em estabelecimentos da Yamaha e de outras empresas da cidade.
Na empresa Catingueira Veículos, a situação foi ainda mais grave. A cobertura metálica do pátio foi arrancada pelos ventos e caiu sobre veículos novos e seminovos. De acordo com o empresário Brandão, os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. “Debaixo dessa estrutura tinha cerca de 100 veículos e grande parte ficou avariada com a queda da estrutura”, relatou.
Um outro registro captado por moradores mostram raios e trovões vistos do estádio Estádio Municipal José Cavalcanti, que é o local que recebe os jogos do Nacional-PB. Além disso, moradores também filmaram a força do vento derrubando uma tenda montada para a estrutura da realização das festividades de pré-carnaval do município no fim de semana.

Chuvas em Patos, no Sertão da Paraíba, tiveram o registro de raios — Foto: Redes sociais
A Reportagem do Portal 40 Graus esteve no local junto com a Defesa Civil do município e toda a equipe de secretários da Prefeitura que foi mobilizada pelo prefeito Nabor Wanderley que também esteve verificando os estragos in loco.
O temporal provocou ainda a interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversos bairros da cidade. Até às 20h desta quinta-feira, partes dos bairros Salgadinho e Placas permaneciam sem eletricidade. Equipes da Energisa foram acionadas e seguem trabalhando para restabelecer o serviço.
O vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, esteve visitando os locais mais atingidos, incluindo a empresa Catingueira Veículos, onde conferiu de perto os estragos. “Nós estamos aqui não apenas para prestar nossa solidariedade, mas para oferecer apoio. As máquinas da edilidade podem ajudar na retirada dos escombros”, afirmou.
De acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até a última atualização, em Patos, choveu 15.6 mm. No entanto, em cidades próximas, como Teixeira, foram registradas 85 mm.
Noite de chuva é registrada no interior da Paraíba
Na quarta-feira (4), também foram registradas fortes chuvas em cidades do Sertão da Paraíba. Teixeira registrou naquela oportunidade 82 mm. São Bento apareceu com 72 mm, além de Bernardino Batista com 62 mm.
De acordo com a meteorologista Carmen Becker, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), essas chuvas na região são características da época do ano.
"São chuvas que o sertanejo chama de chuvas de trovoadas, formadas por chuvas tipo torre, nuvens convectivas, geralmente acompanhadas de descargas elétricas, trovoadas e abrangem pequenas áreas e são bastante intensas quando ocorrem", explicou.
Patos está entre os municípios sob alerta de chuvas fortes até a noite da sexta-feira (6). O município pode registrar até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h.
Nos próximos dias, segundo a meteorologista, é prevista novas chuvas. Ela explica que a incidência de raios é considera alta nesse tipo de chuvas e recomenda seguir orientações da Defesa Civil.
« Voltar