Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Superintendente da STTrans explica que idosos e deficientes não são isentos de pagarem Zona Azul em Patos

Por Vicente Conserva - 40 graus   Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

Com a volta da Zona Azul de Patos (estacionamento rotativo), prevista para ocorrer a partir de 1º de dezembro, algumas dúvidas surgiram nos últimos dias. A nossa reportagem foi buscar tirá-las no órgão competente, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTrans).

Um idoso questionou se as vagas destinadas a idosos e deficientes têm gratuidade. A resposta é NÃO. De acordo com o superintendente da STTrans, Elucinaldo Laurindo, o estacionamento rotativo tem como objetivo a democratização do espaço público.

“Nós sabemos que muitas vezes os estacionamentos eles são ocupados por objetos, sejam cones, sejam cadeiras, seja o desrespeito da sinalização, onde existe estacionamento de automóveis, as motocicletas elas estacionam, onde existe o estacionamento de idoso, outro veículo que não tem a credencial, eles também estacionam. Então com a implantação, com o início da operação da Zona Azul na Cidade de Patos, que foi desativado no ano de 2017, nós vamos ter uma democratização maior desses espaços para que todos possam usufruir, principalmente aqueles que procuram a área comercial, o centro da Cidade de Patos”, esclareceu Laurindo.

Vale ressaltar, segundo Elucinaldo Laurindo, que nunca existiu essa isenção em Patos desde a sua primeira implantação.

 

Zona-Azul-5

 

O superintendente esclareceu ainda que a lei não prevê isenção para idoso ou para deficiente. “Vale lembrar que em todo e qualquer lugar que existe Zona Azul, a vaga do idoso e a vaga do deficiente existe uma porcentagem garantida por lei, ou seja, a quantidade de vagas que são destinadas para cada público que são 5% para idoso e 3% para deficientes.

“Isso não implica dizer que o idoso e que o deficiente ao estacionar a Zona Azul respectiva vaga ele vai ter a isenção, pois a porcentagem ela está garantida em lei da quantidade de vagas, mas a cobrança ela deve existir para que haja uma rotatividade nessas vagas. Então a cobrança para idoso a cobrança para o deficiente ela é legal e não existe nada que isente a cobrança", explicou ele.

Elucinaldo ainda ressaltou que outras isenções existem, mas para determinados públicos como motocicletas, embora em outros lugares essa cobrança exista

Os veículos oficiais, os veículos de emergência, os veículos de necessidade pública, os taxistas, os mototaxistas e os alternativos são isentos dentro de suas respectivas praças.

“A frota de veículos de patos ela vem aumentando de forma absurda, então é preciso que a administração pública tome alguma medida para ampliar o número de vagas e permitir essa rotatividade. Com isso nós estamos implantando o retorno da Zona Azul”, afirmou o superintendente.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

DIEIMI SHERLLON

Dieimi Sherllon: Jeitinho encantador!

Publicado em Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2025
Dieimi Sherllon: Jeitinho encantador!