Reservas internacionais cresceram US$ 30 bilhões no governo Lula

Por A Fonte Sexta-Feira, 3 de Outubro de 2025
Samuel Pinto, segundo suplente de vereador do PSB, assumiu a vaga deixada na Câmara Municipal de Patos pelo titular Marco César, que agora responde pela Secretaria de Articulação Política do município. De acordo com Pinto, o rodízio nas três vagas alcançadas pelo partido nas últimas eleições faz parte de uma articulação política encabeçada pelo governador da Paraíba, João Azevedo, para que os suplentes também tenham oportunidades de contribuir com o Poder Legislativo Municipal, apresentando matérias de interesse da população.
Em sua primeira entrevista após a posse, realizada na noite desta quinta-feira (2), durante Sessão Ordinária, Pinto destacou que chega à Casa Juvenal Lúcio de Sousa com o compromisso de legislar em favor dos contribuintes. Ele ressaltou a experiência adquirida ao longo dos anos em sua família, marcada pela atuação política de seu pai, Pinto do Acordeon, ex-vereador em João Pessoa, de um irmão vereador na capital e de Cicinho Lima, suplente de deputado estadual. “Espero poder dar minha parcela de contribuição com base nesses exemplos”, afirmou.
O novo vereador também comentou sobre o prazo de 121 dias referente à licença de Marco César, dizendo acreditar que poderá permanecer por mais tempo caso a titular Brenna Nóbrega também se afaste. Segundo ele, essa possibilidade demonstra a sintonia entre o governador João Azevedo, presidente estadual do PSB, e o prefeito Nabor Wanderley, do Republicanos, em abrir espaço para os suplentes. Pinto classificou a iniciativa como inédita no legislativo patoense.
Atualmente, a primeira suplente Nega Fofa já ocupa a vaga deixada por Willa da Farmácia, que se licenciou para assumir a Secretaria de Agricultura do município. A presença dela e de Pinto reforça a estratégia do PSB em valorizar seus suplentes, dando visibilidade e voz às diferentes lideranças do partido na cidade.
Além das mudanças no PSB, o chamado “rodízio” de cadeiras na Câmara de Patos deve alcançar outros partidos nos próximos dias. O sargento Patrian, primeiro suplente do MDB, deve assumir o lugar de Josma Oliveira, que se afastará para realizar um procedimento cirúrgico. Já Perla Alves, do Republicanos, entrará no lugar de Dércio Motos, também por meio de articulação partidária.
Com isso, o Legislativo patoense passará por uma reconfiguração temporária, trazendo novos nomes ao debate político da cidade. A expectativa é de que os suplentes, ao assumirem seus mandatos, tragam novas pautas e perspectivas, fortalecendo o processo democrático e garantindo que mais lideranças locais tenham a oportunidade de atuar em defesa da população.