O Presidente da Câmara e Deputado Federal pela Paraíba, Hugo Motta (Republicanos-PB), se pronunciou sobre a crise política envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ele disseque que o diálogo com o Palácio do Planalto já foi retomado e prevê um novo desfecho com a possível pacificação do tema.
“Tivemos uma conversa importante com membros da equipe econômica do governo, também com a presença do presidente do Senado, onde o diálogo foi retomado com o governo e também com as casas para se buscar uma saída para esse imbróglio do Imposto sobre Operações Financeiras“, detalhou em entrevista ao Arapuan Verdade.
O Imposto sobre Operações Financeiras é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira, como operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), já declarou que se esforçará para convencer o Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da cobrança do imposto com alíquotas maiores.
Já Motta voltou a dizer que dificilmente um novo imposto ou elevação de alíquotas de taxas atuais seriam bem recebidas dentro do Legislativo e que é necessário buscar formas de cortar gastos.
O governo federal resolveu aumentar o imposto para conseguir fechar as contas de 2025, mas oCongresso derrubou em 27 de junho de 2025 o decreto presidencial.
O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal para tentar anular a decisão de deputados e senadores. Partidos de oposição também entraram no STF para manter a derrubada do IOF.
« Voltar