Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Aumento do calor extremo em Patos se deve a preparação para ocorrência de chuvas, explica meteorologista

Por Vicente Conserva - 40 graus   Quarta-Feira, 4 de Fevereiro de 2026

O calor infernal sentido esta semana na Capital do Sertão tem uma explicação plausível. O aumento da massa de calor é exatamente a preparação das chuvas que irão acontecer a partir de amanhã ou até mesmo hoje à noite (04), segundo explica o meteorologista Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, professor doutor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Nos últimos dias, o aumento do calor extremo fez com que a umidade relativa do ar também aumentasse para casa entre 60% e 70%.

Por aqui, e em outras cidades do Brasil, o termômetro está batendo recordes e mostrando que o sol do Nordeste está especialmente forte neste começo de ano. E quando o assunto é alta temperatura, o Nordeste domina o ranking das mais quentes do país colocando a cidade reconhecida como a Morada do Sol entre as mais quentes.

Nesta semana, a Capital do Sertão mostrou ao Brasil o que é sentir aquele calor infernal de “derreter” ao marcar as maiores temperaturas do Brasil

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Patos registrou nesta terça-feira (03) a temperatura de 38,8ºC ficando em quarto lugar no ranking das cidades mais quentes do Brasil, todas elas na região Nordeste.

Apesar disso, a marca não foi a maior da semana para a Capital do Sertão já que no dia anterior o registro foi de temperatura ainda maior.

Na segunda-feira (02) a cidade de Patos registrou 39° C, com sensação térmica acima dos 40ºC, algo marcante no mapa do tempo do Brasil, ficando naquele dia apenas atrás de Caicó-RN com dois registros diferentes de um mesmo dia para lá de ensolarado. E um deles chegou a 40,2° C.

A pequena cidade de Curaçá, na Bahia, registrou a quarta temperatura mais quente, com 38,6°C.

Ocorrência de chuvas
 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta terça-feira (3), um alerta amarelo de chuvas intensas para 79 cidades do Sertão Paraibano. O alerta amarelo, de perigo potencial, vale até as 23h59 de quinta-feira (5).

🟡 Perigo potencial: Segundo o Inmet, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 79 municípios paraibanos — Foto: Divulgação/INMET

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 79 municípios paraibanos — Foto: Divulgação/INMET

Dados do INMET desta quarta-feira para Patos

sdsfdggggggg

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Priscila Pires

Priscila Pires: Aprecie sem moderação!

Publicado em Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2026
Priscila Pires: Aprecie sem moderação!