A cidade de Patos se enche de cores, passos marcados e muita emoção com as quadrilhas juninas, cujo calendário teve início no mês de maio. O calendário é organizado pela Associação das Quadrilhas Juninas de Patos ( AQJP) com apoio da Prefeitura Municipal de Patos, acontecendo nos bairros.
Durante quatro meses, o São João raiz ganha ainda mais brilho com a energia contagiante dos grupos de quadrilha junina. A abertura do calendário com o Arrasta Drilha levou para avenida todas as Quadrilhas Juninas da cidade.
A festa seguiu com força total com a realização do Festival de Quadrilhas Juninas que aconteceu com intuito de classificar para uma outra etapa.
A Junina União da Cruz é uma das quadrilhas que tradicionalmente encerra oo calendário junino da cidade, e esse ano, junta arte, cultura e muita nostalgia tendo como uma das atrações o cantor Johnny Cortez, ex-vocalista da Banda Limão com Mel.
Para o presidente da União da Cruz, Marcelo Lima, o calendário é uma celebração da identidade cultural de Patos.
“As quadrilhas juninas são a alma do nosso São João. Elas representam o amor pela cultura, a dedicação de comunidades inteiras e o orgulho do que somos. Apoiar esse movimento é fortalecer a memória afetiva do povo Patoense e garantir que essa arte siga viva por muitas gerações, disse Marcelo.”
A Junina União da Cruz de Quadrilhas faz parte do calendário oficial da AQJP, que tem movimentado a cidade com uma mistura vibrante de tradição, arte e pertencimento.