Compartilhe

Mayana Neiva fala sobre participação na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Por Bruna Couto - Jornal da Paraíba    Domingo, 24 de Março de 2024


A atriz paraibana Mayana Neiva inicia neste sábado (23) a maratona do espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, Pernambuco. Ela interpretará Maria, mãe de Jesus, e conversou com o Jornal da Paraíba sobre a experiência.

O espetáculo da Paixão de Cristo retrata a morte e a ressurreição de Jesus Cristo – a Páscoa, principal acontecimento para o cristianismo.

Assim como em várias partes do mundo, na cidade de Nova Jerusalém, em Pernambuco, anualmente a Paixão de Cristo é encenada com os detalhes da história contida na Bíblia, livro sagrado dos cristãos.

Em 2024, o espetáculo completa 55 anos de realização, e acontece de 23 a 30 de março. O público pode adquirir os ingressos pela internet.

Mayana Neiva
Mayana Neiva conversou com o Jornal da Paraíba sobre a participação na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém | Foto: Divulgação

Mayana Neiva na Paixão de Cristo

No elenco principal da 55ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém a atriz Mayana Neiva foi escalada para viver Maria. Jesus Cristo será interpretado por Allan Souza Lima, que viveu Ubaldo em Cangaço Novo.

Ao Jornal da Paraíba, Mayana Neiva relatou que o convite para participar do espetáculo surgiu em meados de setembro de 2023. Ela se surpreendeu com o contato, que ocorreu em meio a uma “série de coincidências”.

As coincidências, segundo a própria atriz, estão relacionadas, principalmente, à fé em Maria, que sustentou a esperança da mãe de Mayana em um momento delicado de sua vida.

Foi uma alegria imensa. Nunca imaginei na vida fazer Maria, e ao mesmo tempo tive uma série de coincidências na minha vida. Minha mãe quando estava grávida de mim teve rubéola e eu ia nascer com algum defeito de formação bastante significativo. Ela fez uma promessa de que se eu nascesse com saúde eu seria batizada de Mayana Maria, em homenagem a Nossa Senhora. Então, sempre me senti muito protegida por Nossa Senhora e com uma conexão muito forte com ela“, relata.

A paraibana também estudou em uma escola católica e afirma que, mesmo nutrindo uma prática religiosa mais relacionada ao budismo, também é “apaixonada por Jesus e Maria”.

Apesar de ter uma prática mais ligada ao budismo hoje sou apaixonada por Jesus, Maria e por toda essa história que é a coisa mais linda que existe. Toca profundamente meu coração ter essa oportunidade de juntar a arte com minha fé“, afirma.

Mayana Neiva fala sobre participação na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém: 'processo de cura'
Atriz paraibana Mayana Neiva diz que une a fé com a espiritualidade na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém | Foto: Divulgação

Preparação para o espetáculo

Apesar de nunca antes ter vivido a experiência de imersão completa no espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, a atriz paraibana conta que acompanha há muitos anos a peça.

Ela diz acreditar que a vida a preparou para viver Maria, tanto pela relação com a espiritualidade quanto também pela atmosfera sentida por quem visita Nova Jerusalém.

A sensação que tenho é que a vida toda me preparou pra essa personagem, principalmente pela minha espiritualidade, já que tenho um trabalho também voltado para meditação e comunicação interna, com palestras que dão vazão a esse meu lado. Poder linkar a arte com o que acredito é incrível. Só estando lá mesmo, quando você chega em Nova Jerusalém sente o envolvimento das pessoas, a entrega de todo mundo. Tudo tem um energia surrealmente bela“, diz.

Mayana Neiva se preparou com muita leitura, inclusive de livros que relatam a história de Jesus e sua relação com Maria. Para ela, o maior desafio é conseguir absorver a “mente de compaixão que é Nossa Senhora”.

O maior desafio é ser capaz de chegar nessa mente de compaixão que é Nossa Senhora. Ao mesmo tempo é uma mulher que tem um filho e perde seu filho, uma mulher como muitas marias nordestinas e sertanejas, num lugar difícil de muitas provações, e ao mesmo tempo uma grande consciência capaz de ancorar o filho de Deus em seu ventre”, explica.

Mesmo com tantos desafios, a paraibana tem encarado a experiência como “um processo de cura”. Ela é grata por poder unir a arte com a espiritualidade, e por recontar uma história tão preciosa para milhões de cristãos.

Para mim tem sido um grande processo de cura (…) Quando você une arte com algo que amplia nossa consciência, pra mim é arrebatador. Quero fazer mais e mais essas histórias. Não são necessariamente só histórias espirituais, mas a espiritualidade faz pra mim com que aquela história dê um salto pra dentro de um campo de cura muito necessário ao nosso tempo“, afirma.

Mayana Neiva
Participação de Mayana Neiva na Paixão de Cristo acontecerá entre os dias 23 e 30 de março | Foto: Divulgação

Mayana finalizou relatando que toda a equipe envolvida na produção do espetáculo tem permitido uma “troca profissional muito especial”. Também por isso, a atriz acredita que esse trabalho representa “um salto” em sua carreira.

Esse trabalho, que tem esse diferencial espiritual, é sempre um salto na nossa carreira. Então para mim isso significa também um salto na conexão desses dois mundos, a partir das vivências ligadas com a arte e a essa história tão transformadora”, finaliza.

« Voltar

LUTO

Conheça mais da carreira do ator e dublador paraibano José Santa Cruz

FESTA GRANDE

Alceu Valença é confirmado como atração do São João de Santa Luzia

Veja também...

EM FLAGRANTE

Homem é preso com pistola e muita munição em bar de Patos

NA PARAÍBA

Criança vítima de erro médico em cirurgia estava com a perna correta identificada: ‘Era visível’, diz mãe

ELEIÇÕES 2024

Serviços da Justiça Eleitoral na PB podem ser realizados por WhatsApp